Seguindo os padrões da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as ondas de calor que atingirem o Rio de Janeiro receberão nomes bem conhecidos dos brasileiros. Com nomes como Pablo, Raul, Lúcia e Sara, parece uma lista de família, mas são parte dos 200 nomes mais comuns no Brasil e 50 em inglês, selecionados para batizar essas ondas e definir os próximos períodos.
Dez nomes foram escolhidos para cada ano até 2028. Em 2024, nomes como Ian, Elda, Oscar, Olívia, Xavier, Mara, José, Rita, Lucas e Bia deverão “visitar” o Rio com certa frequência.
A novidade foi divulgada pela prefeitura nesta última semana, como parte de um pacote que estabelece novos níveis de calor e protocolos de alerta. O objetivo é “assegurar uma comunicação eficaz com a população.”
A prefeitura explica que os nomes não utilizados podem retornar às listas futuras. Contudo, os que forem usados para batizar uma onda de calor não voltarão. Essa nova estratégia visa facilitar a comunicação e aumentar a conscientização sobre os eventos climáticos extremos.