Nesta segunda-feira (01/07), o histórico Teatro Carlos Gomes, localizado na Praça Tiradentes, reabre suas portas após dois anos de reformas. Com 152 anos de história, o teatro passou por uma grande restauração, devolvendo todo o seu esplendor e modernidade.
Inaugurado em 1872 como um cassino, o espaço se transformou em teatro oito anos depois, inicialmente conhecido como Teatro Santana. Em 1905, recebeu o nome de Carlos Gomes, em homenagem ao renomado compositor brasileiro, autor da ópera “O Guarani”.
Adquirido pela Prefeitura do Rio em 1988, o teatro estava fechado para reformas desde 2022. Com um investimento de R$ 8,3 milhões, as obras incluíram adaptações para acessibilidade, facilitando a entrada de pessoas com deficiência. A restauração também revitalizou o Salão Guarani, com reformas nas colunas em estilo art déco, além de novos sistemas de climatização e combate a incêndios, modernização dos elevadores, e recuperação das instalações elétricas, hidráulicas, camarins, salas técnicas e plateia.
O espaço também foi transformado em um centro tecnológico, com áreas de coworking, rede wi-fi, cafeteria e copa. Tombado pelo município, o edifício faz parte dos Circuitos do Patrimônio Cultural do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).
A reabertura nesta segunda será marcada pela 18ª edição do Prêmio APTR, que homenageia os melhores profissionais do teatro no Brasil. A partir do dia 25 de julho, o teatro receberá o espetáculo “Bibi, uma Vida em Musical”, seguido pelo musical “Cor Púrpura”.