Moradores de Copacabana, na Zona Sul do Rio, estão denunciando em grande número a remoção de árvores pelas ruas do bairro, sem que haja o devido replantio. A Associação de Moradores local tem observado a retirada de canteiros e árvores, muitas vezes de forma irregular, especialmente devido à presença indevida de mesas e cadeiras em calçadas, causando danos às plantas. Algumas árvores tiveram suas raízes concretadas para dar espaço a expansões de estabelecimentos comerciais.
As denúncias têm sido concentradas nas ruas Santa Clara, Raimundo Correia, entre outras. Na manhã deste domingo (30/06), mais uma árvore foi retirada da calçada do residencial Nook Copacabana, localizado na Rua Hilário de Gouveia, 49.
Copacabana, famoso por suas ruas arborizadas que embelezam o bairro e oferecem frescor, possui inúmeras árvores antigas e imponentes que são parte integrante da paisagem urbana da “princesinha do mar”.
Vale destacar que em 2023, o prefeito Eduardo Paes sancionou uma lei que permite aos moradores contratarem empresas autorizadas para realizar podas, cortes ou remoções de árvores em suas calçadas, mediante autorização municipal. No caso de remoções completas, o responsável deve obrigatoriamente replantar outra árvore, de espécie determinada pela prefeitura. As empresas habilitadas para realizar tais serviços devem estar credenciadas pela Prefeitura do Rio.
Os casos de remoção ilegal estão sendo denunciados à Coordenadoria de Defesa Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC) para investigação das responsabilidades. A Associação de Moradores do bairro também está oficializando a Promotoria de Tutela Coletiva de Meio Ambiente do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro para acompanhar e intervir nos casos relatados.