Um dos principais grupos gastronômicos do Rio, o Grupo Belmonte, anunciou a abertura de filiais dos seus restaurantes mais renomados em uma das áreas que mais cresce na cidade: o Porto. A notícia foi dada pelo DIÁRIO DO RIO na última sexta-feira (08/07). A localização será no histórico Edifício Touring, vizinho da Praça Mauá e do Museu do Amanhã, revitalizando uma das regiões mais culturais e históricas da cidade.
Entre os estabelecimentos que terão um novo endereço no casarão de quase 98 anos estão II Piccolo, Azumi, Nova Capela e Cais do Oriente. A proposta é oferecer uma diversidade gastronômica, que vai desde a culinária italiana até a oriental, em um único espaço.
Inaugurado em 1926, o Edifício Touring é um marco do estilo art déco e serviu como sede do Touring Club do Brasil, que atualmente dá nome ao prédio. Antonio Rodrigues, dono do Grupo Belmonte, tem grandes planos para o local. Além dos restaurantes, ele pretende promover uma série de atrações, como rodas de samba e feiras de artesanato. Para facilitar o acesso dos cariocas, serão disponibilizados, nos fins de semana e feriados, cerca de dez ônibus gratuitos em quatro horários diferentes, partindo de pontos das zonas Sul e Norte do Rio.
Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, responsável pelo Copacabana Palace, pelo vizinho Edifício A Noite e pelo Palácio das Laranjeiras, o Edifício Touring tem uma localização estratégica, com estações de VLT bem em frente à sua entrada.
Em 2020, o edifício foi cogitado para a implantação de um mercado municipal, o Mercado do Porto Carioca, inspirado no Mercado da Ribeira, em Lisboa. O investimento de R$ 45 milhões seria feito pelo Grupo BestFork Experience, mas o projeto não foi adiante.
A escolha do Grupo Belmonte pela região portuária é estratégica. A área é uma das que mais recebe investimentos da gestão municipal, além de estar em expansão residencial com a inauguração de mais de oito empreendimentos no Santo Cristo, que trarão mais de 22 mil novos moradores nos próximos anos. A Praça Mauá, por sua vez, se beneficia da proximidade com o centro empresarial da Avenida Rio Branco e do circuito turístico dos museus da Orla Conde, tornando-se uma das áreas mais movimentadas do Centro do Rio.
Atualmente, o Grupo Belmonte possui 20 estabelecimentos gastronômicos espalhados por bairros como Copacabana, Ipanema, Leblon, Urca, Flamengo, Leme, Lapa e Lagoa. No Centro, o grupo já controla três restaurantes cobiçados: Amarelinho da Cinelândia, Cais do Oriente e Restaurante Mosteiro.