Quem lembra? Supervia já operou serviço circular entre Deodoro e Honório Gurgel

O percurso encurtava o tempo de viagem quase pela metade, reduzindo uma jornada de mais de uma hora para apenas alguns minutos, em um trajeto de 5 km

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Poucos cariocas se lembram, mas até pouco tempo atrás, existia uma linha de trem que conectava as estações de Deodoro, na Zona Oeste, a Honório Gurgel, na Zona Norte. O serviço circular, operado pela Supervia, começou em maio de 2015 e foi uma alternativa prática para quem vinha da Zona Oeste e precisava acessar o ramal de Belford Roxo sem fazer a integração no Maracanã. O percurso encurtava o tempo de viagem quase pela metade, reduzindo uma jornada de mais de uma hora para apenas alguns minutos, em um trajeto de 5 km.

fotos 1 Quem lembra? Supervia já operou serviço circular entre Deodoro e Honório Gurgel
Foto: Reprodução/GoogleMaps

Infelizmente, esse serviço durou pouco mais de um ano, sendo desativada no final de 2016. A linha usada ainda existe e corta a comunidade do Muquiço, na divisa dos bairros de Marechal Hermes e Guadalupe. O trecho era compartilhado com a MRS Logística, que opera ramais de carga, mas a degradação foi um problema constante. A falta de muros isolando a comunidade da linha férrea e as passagens de nível que causavam acidentes com carros foram desafios significativos.

Na época de sua inauguração, a Supervia tinha grandes planos para o serviço. A ideia era aumentar em até 10% o fluxo de passageiros no ramal de Belford Roxo, com a realização de 67 viagens diárias neste trajeto circular. No entanto, com o encerramento da linha, o trecho passou a ser utilizado apenas para trabalhos e fluxos internos da concessionária.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Quem lembra? Supervia já operou serviço circular entre Deodoro e Honório Gurgel