O empreendimento residencial Jardim Botafogo, localizado na Avenida Lauro Sodré, em frente ao Shopping RioSul, será um dos destaques da ADIT ARQ, um dos principais seminários de arquitetura, design e projetos do Brasil. O evento ocorrerá nesta quinta-feira (08/08) em São Paulo e tem como objetivo promover diálogos sobre os melhores projetos do país e do mundo, abordando aspectos de arquitetura, design, ESG (Environmental, Social, and Governance), inovação e operação dos mercados imobiliário e turístico. O residencial será o único do Rio como destaque no evento.
Construído num terreno que pertencia há séculos à antológica Irmandade da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, o empreendimento se tornou um destaque no bairro. Sua fachada ativa é uma inovação que já começa a trazer movimento através das várias lojas térreas – são 20 lojas – que já começam a ser inauguradas este ano. Dentre as várias vitrines, já se vê uma hamburgueria, uma farmácia, uma delicatessen, loja de colchões e a obra de uma mega academia de ginástica já começou. Todas as lojas do enorme street mall são administradas pela Sergio Castro Imóveis. “No dia primeiro de setembro começa a funcionar o estacionamento rotativo com mais de 250 vagas, que será operado pela Estapar”, explica Wilton Alves, diretor do setor de administração imobiliária da tradicional corretora. “O movimento a pé na esquina já aumenta a olhos vistos, e a PM tem atuado para manter a segurança”, explica Alves, que revela que falta alugar apenas 2 lojas. “O local é um sucesso retumbante e quando todas estiverem inauguradas, Botafogo ganhou um novo Centro de Bairro”, diz.
Inovação e Sustentabilidade
Construído em 2021, o Jardim Botafogo ocupa um antigo terreno que abrigava uma concessionária de veículos e um posto de gasolina. O projeto, assinado pela Cité Arquitetura, é uma parceria do Opportunity Imobiliário e a Performance Empreendimentos Imobiliários, que ajudou a revitalizar a região, tornando-se um ponto de referência em Botafogo, próximo ao túnel do novo e uma das principais entradas para Copacabana.
Desenvolvido através de Design Thinking, o condomínio trouxe um conceito inovador para os moradores e para o bairro, destacando-se pela sua fachada ativa. O conceito está se expandindo pela Zona Sul, impulsionado pelo novo Plano Diretor, e consiste em destinar o térreo para a implantação de lojas e serviços essenciais, tornando a calçada mais movimentada e atrativa, como eram projetados os antigos prédios até a década de 70. O empreendimento é composto por três condomínios: HighLight, SpotLight e Edifício Corcovado, todos com arquitetura contemporânea.
Os edifícios possuem janelas full window, permitindo maior entrada de luz natural, jardins suspensos com espécies da flora carioca e vistas privilegiadas para os principais pontos turísticos do Rio. A fachada verde e permeável conecta o interior e o exterior, inspirada nos mirantes urbanos e repleta de vegetação, criando uma ligação harmoniosa entre as torres e o embasamento.
O espaçamento entre os edifícios garante amplitude e preservação de vistas e privacidade. As plantas dos apartamentos foram planejadas para proporcionar aconchego e conforto aos moradores. Além disso, conta com uma área de lazer de mais de 8 mil metros quadrados e mais de 30 itens, divididos entre espaços internos e externos.
Localizado a menos de 10 minutos a pé da estação do metrô de Botafogo, o empreendimento oferece fácil acesso ao Centro, ao Aeroporto Santos Dumont e a Copacabana. Além de estar em frente ao Shopping RioSul e ao lado do Casa & Gourmet.