Após anos de abandono e deterioração, o Cinema Icaraí está prestes a ganhar uma grande reforma de revitalização. A Prefeitura de Niterói assinou na semana passada a ordem de início das obras para a grande reforma “retrofit” do prédio art-déco, que está fechado desde 2006. O investimneto estimado foi de R$ 45 milhões.
Construído entre as décadas de 1930 e 1940, na Avenida Jornalista Alberto Francisco Torres, em frente à praia, desde o seu fechamento, o prédio tem sido alvo de degradação visível, com pichações, janelas quebradas e rebocos se desfazendo. Em 2019, a Universidade Federal Fluminense (UFF) cedeu o edifício à Prefeitura de Niterói por um período de 40 anos, abrindo caminho para a tão aguardada restauração.
O projeto de reforma, que preservará a fachada e os elementos originais do prédio, inclui a recuperação completa do saguão, restaurando a bilheteira, bomboniere, piso, teto, portas e escadarias. Novos elementos de acessibilidade, como uma escada rolante e um elevador, serão instalados para garantir que o local seja acessível a todos.
A proposta de revitalização prevê a transformação do prédio em um centro cultural multifacetado. O edifício de quatro andares será renovado com uma divisão clara de suas novas funções. O salão principal, localizado no pavimento térreo, será destinado a um palco que acomodará a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF), com capacidade para quase 300 pessoas. No terceiro pavimento, três salas de cinema de última geração proporcionarão uma experiência cinematográfica moderna e imersiva.
O quarto pavimento será transformado em um bar bistrô, enquanto um novo quinto andar será adicionado, abrigando um restaurante com varanda e uma vista deslumbrante para o mar. A preservação da estrutura é uma prioridade, e todas as intervenções foram planejadas para respeitar o tombamento do prédio pelo município desde 2001. Segundo o anteprojeto, o Cinema terá um aumento de 1.267,00 metros quadrados de área construída.