Agora em setembro, a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, se tornará o mais novo ponto de encontro para os amantes do samba com a inauguração da Casa Sambabook. Inspirada pelo Sambabook, maior plataforma de conteúdo dedicada ao gênero, a Casa abre suas portas durante os dias 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro, com uma programação variada e inteiramente gratuita.
O espaço, distribuído em cinco níveis, contará com uma exposição imersiva, apresentando áudios, registros fotográficos, depoimentos de artistas, e homenagens a grandes nomes do samba, como João Nogueira, Martinho da Vila, Zeca Pagodinho, Dona Ivone Lara e Jorge Aragão, cujas trajetórias foram celebradas nas cinco edições anteriores do Sambabook.
Um dos grandes destaques da Casa Sambabook é o Bethquim, um espaço especial dedicado a Beth Carvalho, homenageada da sexta edição do Sambabook. Durante cinco noites, o Bethquim receberá a Roda de Samba da Madrinha, formada por músicos que tocaram com Beth Carvalho, além de artistas como Lu Carvalho, Marina Iris, os grupos Samba que Elas Querem, Prettos, Roda de Saia e o jovem sambista Enzo Belmonte. O menu, criado pela cantora e chef Lu Carvalho, sobrinha de Beth, trará petiscos inspirados nas preferências gastronômicas da homenageada, com pratos que recebem nomes de seus sucessos, como “Coxinha do Pai” e “Vou Festejar”.
Além das rodas de samba, a Casa Sambabook oferecerá oficinas musicais, palestras e workshops com nomes renomados da cena cultural, como Dirceu Leite, Carlinhos 7 Cordas, e João Pimentel. As atividades abordarão temas como técnicas instrumentais, planejamento estratégico para novos artistas, e a história do samba.
Afonso Carvalho, idealizador do Sambabook e diretor artístico da Casa Sambabook (projeto da Musickeria), explica que a homenagem a Beth Carvalho, com a criação do Bethquim, foi pensada junto com a própria artista. “Bethquim foi uma brincadeira que fiz com a Beth, numa conversa. Ela morria de rir com essas brincadeiras com nomes. Reunimos a Banda da Madrinha, formada por músicos que tocavam com ela, para receber convidados nas rodas de samba. São homenagens simbólicas que envolvem artistas que tiveram uma relação muito forte com a história da Beth Carvalho”, diz Afonso.
A programação da Casa Sambabook é inteiramente gratuita, mas o acesso às atividades será feito mediante retirada de ingressos pela plataforma Sympla ou pelo hotsite oficial.
Programação Casa Sambabook:
PROGRAMAÇÃO
07/09:
• 14h30 – Oficina – Oficina O Sopro no Samba – Dirceu Leite
• 16h – Palestra 1 – Anita Carvalho- Planejamento Estratégico para novos artistas do Samba
• 19h – 21h – Roda de Samba com Banda da Madrinha e convidados
08/09:
• 14h30 – Oficina 2 – Oficina de dança (samba) – Carol Vilanova e Rodrigo Nascimento
• 16h – Rodrigo Faour e João Pimentel – Beth Carvalho, a artista que revolucionou o samba
• 19h – 21h – Roda de Samba com Marina Iris
13/09:
• 14h30 – Oficina 3 – Oficina A linguagem do violão de 7 Cordas – Carlinhos 7 Cordas
• 16h – Palestra com a jornalista e escritora KamilleViola
• 19h – 21h – Roda de Samba com o grupo Prettos, Lu Carvalho e Enzo Belmonte.
14/09:
• 14h30 – Oficina 4 – Oficina O ofício de Luthier e o cavaquinho – Márcio Vanderlei
• 16h – Palestra 4 – Rafael Mattoso – “A suburbanidadeda Madrinha: Do Cacique de Ramos a quadra da Mangueira”
• 19h – 21h – Roda de samba com o grupo Samba que elas querem
15/09:
• 14h30 – Oficina 5 – Oficina de Percussão com Marcelo Pizzott e Beloba
• 16h – Palestra 5 – Chris Fuscaldo- Lugar de mulher é no samba: a força feminina no gênero que representa o Brasil
• 19h – 21h – Roda de Samba com Roda de Saia
Serviço:
– Datas: 7, 8, 13, 14 e 15 de setembro
– Local: Cidade das Artes Bibi Ferreira, Barra da Tijuca
– Horários: Sextas-feiras das 14h às 22h; sábados e domingos das 10h às 22h
– Entrada: Gratuita (ingressos via Sympla)