Faltando pouco mais de dois meses para o Natal, a cidade de Petrópolis já está a todo vapor nos preparativos para um dos seus maiores eventos: O Natal Imperial. Em 2024, o evento promete trazer uma série de novidades e investimentos privados no Centro Histórico do município.
Uma das principais atrações será o Vale Encantado, que ocupará um charmoso casarão histórico localizado na Rua Alfredo Pachá, 64, em frente ao Palácio de Cristal. O Vale Encantado estará dividido em quatro setores temáticos: a Vila Natalina, com casinhas iluminadas que abrigarão artesanatos, bombonieres e lanchonetes; o Portal Ártico, um reino de neve e gelo em tons de azul e branco; o Jardim de Luz, onde flores e folhas iluminadas brilham; e, por último, a Floresta Encantada, um ambiente misterioso habitado por criaturas que se movem entre as árvores, prometendo ser o ponto alto da atração.
O terreno de 2.000 m² estará aberto ao público a partir de 14 de novembro, de quarta a domingo, das 16h à meia-noite, até 5 de janeiro Parte da atração será paga. Os valores ainda não foram divulgados.
“O evento também tem como objetivo fomentar o turismo em Petrópolis, atraindo visitantes de diversas regiões e contribuindo para a economia local, além de valorizar as tradições natalinas, preservando histórias e símbolos que tornam essa época tão especial” destaca Robson Magrani, um dos organizadores do evento.
Natal Imperial
A programação oficial do “Natal Imperial”, que é a segunda data mais importante para a economia de Petrópolis, perdendo apenas para a Bauernfest, ocorrerá de 29 de novembro de 2024 a 5 de janeiro de 2025. A empresa responsável pela captação de recursos para a execução da programação cultural, decoração e estrutura já foi definida.
Os visitantes poderão desfrutar de uma ampla variedade de atrações, incluindo a Casa do Papai Noel, 80 apresentações diversas, como corais, grupos musicais, bandas marciais, performances teatrais, dança, contação de histórias, oficinas e muito mais. Além disso, haverá barracas de alimentação e banheiros químicos para atender o público local.
Os eventos serão realizados em diversos pontos históricos e culturais da cidade, incluindo o Palácio de Cristal, Praça da Liberdade, Praça Visconde de Mauá, Centro de Cultura Raul de Leoni, e possivelmente em outros locais como o Centro de Cultura Estação Nogueira, Centro de Cultura Estação de Pedro do Rio, Centro Cultural de Cascatinha, C.E.U. Praça Corta Rio, Praça da Inconfidência e o Parque de Itaipava.