A Sod Capital, gestora de investimentos alternativos, é a nova dona do antigo hotel Marina All Suites, no Leblon, apelidado carinhosamente de “Marininha” pelos cariocas da Zona Sul do Rio. O hotel construído pelo antológico empresário Luiz Magalhães – hoje chamado de Hotel Janeiro – está alugado para um grupo liderado pelo empresário Oskar Metsavaht, fundador da Osklen, e foi vendido por 110 milhões de reais à empresa de Wilson Borges, investidor imobiliário que tem incrementado sua atuação nos bairros de Ipanema e Leblon.
Segundo a Sod, o grupo de Metsavaht estaria inadimplente, com débitos superiores a 1 milhão de reais, e o Janeiro pode ser desalojado durante o próximo ano. Além disso, o valor do aluguel mensal praticado estaria muito abaixo do mercado.
Os novos proprietários planejam uma reformulação completa do hotel, trazendo operadores internacionais para melhorar a experiência dos hóspedes que se hospedam no empreendimento que fica na valorizada Avenida Delfim Moreira, bem na esquina com a Bartolomeu Mitre. A aquisição, segundo a empresa, fortalece a presença da Sod Capital no setor hoteleiro carioca, seguindo a tendência de outros investidores que estão ampliando seus investimentos num momento em que a ocupação hoteleira tem melhorado bastante.
“Marininha”
Localizado na Avenida Delfim Moreira, no ponto mais nobre do Leblon, o hotel de 19 andares possui 53 apartamentos muito amplos, um bar no térreo, restaurante no segundo andar, piscina no penúltimo andar e uma varanda no último piso. É considerado um dos poucos hotéis que restaram nos bairros de Ipanema er Leblon — grande parte acabou virando residencial, e por conta disso turistas pagam valores altíssimos para estar a poucos metros dos restaurantes badalados e da praia.
Conhecido pelos cariocas como “Marininha”, o hotel foi reformado em 2017 por Oskar Metsavaht e alguns sócios, quando passou a se chamar Janeiro Hotel. Na época, o empresário divulgou que seu grupo investiu cerca de R$ 25 milhões no estabelecimento.