Alunos com deficiência deverão ser avaliados individualmente em escolas do Rio

Nova lei, publicada em Diário Oficial nesta sexta (07), foi promulgada pela Câmara de Vereadores da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Freepik

Nesta sexta-feira (07/06), foi publicada em Diário Oficial uma lei, promulgada pelo presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, vereador Carlo Caiado (PSD), que cria normas voltadas para o desenvolvimento individualizado dos alunos com deficiência na cidade, seja na rede pública ou privada de ensino.

A nova lei, número 8397/2024, determina que o aprendizado do estudante seja realizado por uma equipe multidisciplinar, necessariamente sendo composta por professores, psicólogos, pedagogos e outros profissionais. Paralelamente, prevê que sejam consideradas as questões específicas dos alunos, sejam sensoriais, cognitivas, motoras ou sociais.

Uma das autoras da medida, a vereadora Luciana Novaes (PT) afirma que a avaliação servirá para identificar potencialidades e necessidades individuais dos alunos.

”É importante garantir que o aluno realmente compreenda e domine os conceitos antes de passar para a próxima etapa”, afirma ela.

Advertisement

A partir de agora, fica garantido ainda o direito da família do aluno com deficiência intelectual de participar do processo avaliativo, para que assim possam exercer o direito de escolha sobre o seu avanço ou não.

Por fim, a lei estabelece, no caso das escolas particulares, multa em caso do não cumprimento da medida, no valor de R$ 5 mil a cada ocorrência, quantia essa que será revertida ao Fundo Municipal da Pessoa com Deficiência.

Vale ressaltar que a Prefeitura do Rio fica responsável por regulamentar a lei, cabendo aos órgãos municipais fiscalizar sua aplicação.

Além de Luciana Novaes, também assinam a lei os vereadores Alexandre Beça (PSD), Dr. Marcos Paulo (PT), Rocal (PSD) e o ex-parlamentar Prof. Célio Lupparelli, falecido recentemente.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Alunos com deficiência deverão ser avaliados individualmente em escolas do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui