Neste próximo fim de semana, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, a Lapa será palco da segunda edição da Feira Aquilombar, um evento dedicado à celebração e valorização da cultura afro-brasileira. Com entrada gratuita e funcionando das 10h às 17h, a feira reunirá 30 empreendedores quilombolas, oferecendo uma vasta gama de produtos e experiências culturais nos Arcos da Lapa.
O evento contará com um diversificado espaço de produtos de beleza, artesanato e moda, além de deliciosas opções gastronômicas. Haverá também mesas de debates e apresentações culturais, proporcionando aos visitantes uma imersão completa na rica herança afro-brasileira.
Larissa Passos, analista do Sebrae Rio, que promove o evento em parceria com a Associação Estadual das Comunidades Quilombolas do Estado do Rio de Janeiro (Acquilerj), destaca a importância da Feira Aquilombar: “Sabemos, por estudos, que empreendedores negros enfrentam desafios maiores e frequentemente recebem menos do que empreendedores brancos. Isso torna eventos como o Aquilombar ainda mais essenciais, pois criam oportunidades de visibilidade, fortalecem iniciativas de grande relevância e criam espaços de afirmação onde se celebra a memória e a cultura afro-brasileira. É assim que conseguimos mostrar como o empreendedorismo é um poderoso mecanismo de transformação social.”
O estado do Rio de Janeiro possui 53 comunidades quilombolas ou remanescentes de quilombo mapeadas, abrigando 20,3 mil pessoas em 37 municípios, com destaque para Cabo Frio, Campos, Rio de Janeiro (capital), Magé e Búzios.