Câmara do Rio adota práticas sustentáveis e evita emissão de 23 toneladas de CO?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro deu passos importantes em direção à sustentabilidade. No período entre outubro de 2023 e setembro de 2024, a instituição evitou a emissão de 23 toneladas de gases poluentes (CO? equivalente), o que corresponde a uma viagem de aproximadamente 156 mil km de carro, ou quatro voltas ao redor do mundo. Além disso, economizou mais de 96 mil litros de água e poupou o equivalente a 71 árvores graças a práticas de reaproveitamento e reciclagem de papel.

Segundo o presidente da Câmara, Carlo Caiado, a criação de uma Coordenadoria de Sustentabilidade foi um dos esforços para modernizar a instituição e fomentar a conscientização ambiental. “Entre as muitas iniciativas para modernizar a Câmara, criamos uma Coordenadoria de Sustentabilidade. O trabalho não para. Foram quase 20 toneladas de resíduos sólidos gerados, com 51,5% recicláveis e 28,6% orgânicos. O engajamento dos servidores é muito bom nas campanhas realizadas e estamos conseguindo números expressivos,” afirmou Caiado.

Certificação Lixo Zero e pioneirismo em sustentabilidade

A sede da Câmara, o Palácio Pedro Ernesto, é o primeiro prédio público no Brasil a obter e manter a certificação Lixo Zero, emitida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB). Esse selo certifica que o prédio implementou medidas eficientes para o gerenciamento de resíduos, alinhando-se às práticas sustentáveis e à redução de desperdícios. A conquista destaca o Palácio como um exemplo de responsabilidade ambiental entre os órgãos públicos.

O relatório recente reforça a importância da sustentabilidade nas políticas públicas e demonstra o compromisso da Câmara em promover um ambiente de trabalho ecologicamente responsável.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Câmara do Rio adota práticas sustentáveis e evita emissão de 23 toneladas de CO?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui