Uma pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada nesta sexta-feira (23/08) pelo jornal “Folha de S.Paulo” revelou os índices de rejeição dos eleitores aos apoios políticos dos principais líderes do país nas eleições para prefeito do Rio de Janeiro. O governador Cláudio Castro (PL) lidera a rejeição, seguido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e, em menor grau, pelo atual presidente Lula (PT).
De acordo com o levantamento, 64% dos eleitores afirmaram que não votariam em um candidato apoiado por Cláudio Castro, um aumento em relação aos 61% registrados em julho. Apenas 7% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo governador.
Já Jair Bolsonaro tem 56% de rejeição, uma ligeira melhora em relação aos 57% da pesquisa anterior. Entretanto, 23% dos eleitores afirmaram que votariam com certeza em um candidato apoiado pelo ex-presidente.
O atual presidente Lula apresentou a menor rejeição, com 47%. Apesar de um pequeno aumento em relação a julho, 21% dos eleitores disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado por Lula.
A pesquisa foi realizada entre 20 e 21 de agosto com 1.106 eleitores do Rio de Janeiro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, com 95% de confiança.