Comunidade do Vidigal promove espaço coworking de tecnologia e inovação

Projeto é reconhecido como o primeiro e único espaço de coworking nas favelas do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O coworking é um espaço que serve como centro de atividades para pessoas criativas. Reprodução: Divulgação

Cada vez mais, as comunidades cariocas abrem suas portas para o conhecimento, a tecnologia e a educação. Entre os projetos que democratizam o acesso à informação e ao desenvolvimento profissional, destaca-se o Brota Vidigal, um espaço coworking dedicado à tecnologia e inovação. Mais do que um ambiente de trabalho, a ação é considerado um símbolo de transformação social em desenvolvimento na favela carioca.

O projeto, reconhecido como o primeiro e único em sua categoria em uma favela na cidade, visa impulsionar o desenvolvimento local e facilitar a conexão de jovens talentos da comunidade com oportunidades e capacitações para o futuro. Para alcançar esse objetivo, o espaço oferece diversos recursos, incluindo aulas gratuitas de inglês, uma sala de áudio para a gravação de podcasts, uma biblioteca e espaço dedicado à moda e arte.

Em entrevista para a página “O que fazer no Rio”, o artista participante do programa e representante do estúdio, Zezeu Xavier, destaca a importância do ambiente e enfatiza a conscientização como prioridade principal.

“Eu não gostaria que um filho meu, uma irmã ou prima ouvissem músicas que só falam de coisas negativas. Por isso, quando artistas vêm aqui, procuramos conscientizá-los. Promovemos o empoderamento das mulheres negras e das comunidades”, expõe o artista.

Advertisement
Captura de tela 2024 05 21 190055 Comunidade do Vidigal promove espaço coworking de tecnologia e inovação
 Espaço totalmente gratuito para toda a comunidade do Vidigal. Reprodução: Divulgação.

O local possui uma infraestrutura completa para trabalho, com mesas, cadeiras, internet wi-fi de alta velocidade, salas de reunião e áreas de descanso para discussão de projetos, ideias e decisões importantes. Nas redes sociais, o espaço é reconhecido como um ambiente vibrante de estudo, criação e colaboração.

A iniciativa molda um ecossistema para empreendedores, artistas e estudantes que desejam desenvolver suas ideias sem a preocupação inicial com o dinheiro, muitas vezes uma barreira significativa. Localizado no coração do Vidigal, o Brota é onde mentes criativas se reúnem para transformar rascunhos em realidade.

Captura de tela 2024 05 21 190428 Comunidade do Vidigal promove espaço coworking de tecnologia e inovação
Atriz Lorena Maria visitando o Brota Vidigal. Reprodução: Divulgação.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, as atividades são mantidas com recursos próprios da favela e através de colaborações de estrangeiros que utilizam o local para trabalhar durante suas estadias. As aulas de inglês são gratuitas para os moradores da comunidade, incluindo crianças, e os voluntários recebem hospedagem dos hostels locais em parceria com local.

O potencial de expansão do Brota Vidigal é evidente e a busca por investidores e apoiadores interessados em contribuir com o projeto é uma realidade. Embora já tenha conquistado progressos notáveis, o espaço ainda necessita de suporte adicional para continuar seu trabalho de beneficiar crianças, adolescentes e adultos da comunidade, garantindo que o acesso ao espaço seja um direito de todos, independentemente de sua origem na favela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comunidade do Vidigal promove espaço coworking de tecnologia e inovação
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui