Não há nada mais rotineiro do que, quem trabalha na região da Cinelândia, se deparar com uma fila enorme, diariamente, na Praça Marechal Floriano. A quase centenária Bomboniere Pathé, que viralizou nos últimos anos nas redes sociais, atrai clientes de toda parte do Rio para experimentar e se deliciar com suas tortas generosas de recheio. A boa notícia é que os fãs da loja agora têm mais um endereço: a doceria abriu sua primeira filial, no bairro do Catete.
O novo quiosque está localizado dentro da Galeria 228, na Rua do Catete, próximo ao Largo do Machado, e foi inaugurado no último sábado (22/06). A notícia foi celebrada pelos amantes das doces criações da Pathé, ansiosos por uma opção mais acessível na Zona Sul.
Inaugurada em 1928, a Bomboniere Pathé pode até passar despercebida, se não fosse pela fila enorme que se forma diariamente. A pequena loja, localizada na esquina da Praça Marechal Floriano com a Rua Ator Jayme Costa, é simples, mas carregada de história e tradição. Apenas tortas são vendidas no local, e o estabelecimento é comandado por Michele Trica e seu pai, Paulo Trica. Paulo está na loja desde os anos 1970, quando a loja pertencia a seu padrasto, Neto Monteiro, o segundo dono do estabelecimento.
A fachada preservada até pouco tempo levava o nome de Patrone, uma antiga fábrica de doces que operava no local. Além disso, o nome da loja faz ligação com o vizinho Cinema Pathé Palace, que pertenceu à família do fotógrafo Marc Ferrez e que hoje foi transformado em uma igreja evangélica.
A Pathé sempre foi um ícone do Centro do Rio, mas ganhou notoriedade nas redes sociais após inúmeros vídeos destacarem suas tortas generosas, que custam R$ 12. A loja frequentemente vende todo seu estoque diário antes do fim do expediente, com delícias como torta alemã, beijinho, banoffee, trufada, “alemã crocante”… são 25 sabores que fazem sucesso. Quem chega às 14h já não encontra mais torta, e a fila começa bem antes do meio-dia.