Edifício Touring, na Praça Mauá, se tornará polo gastronômico com investimento do Grupo Belmonte

Inaugurado em 1926, o Edifício Touring é um marco do estilo art déco e receberá quatro filiais do grupo: Piccolo, Azumi, Nova Capela e Cais do Oriente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Um dos principais grupos gastronômicos do Rio, o Grupo Belmonte, anunciou a abertura de filiais dos seus restaurantes mais renomados em uma das áreas que mais cresce na cidade: o Porto. A notícia foi dada pelo DIÁRIO DO RIO na última sexta-feira (08/07). A localização será no histórico Edifício Touring, vizinho da Praça Mauá e do Museu do Amanhã, revitalizando uma das regiões mais culturais e históricas da cidade.

Entre os estabelecimentos que terão um novo endereço no casarão de quase 98 anos estão II Piccolo, Azumi, Nova Capela e Cais do Oriente. A proposta é oferecer uma diversidade gastronômica, que vai desde a culinária italiana até a oriental, em um único espaço.

Inaugurado em 1926, o Edifício Touring é um marco do estilo art déco e serviu como sede do Touring Club do Brasil, que atualmente dá nome ao prédio. Antonio Rodrigues, dono do Grupo Belmonte, tem grandes planos para o local. Além dos restaurantes, ele pretende promover uma série de atrações, como rodas de samba e feiras de artesanato. Para facilitar o acesso dos cariocas, serão disponibilizados, nos fins de semana e feriados, cerca de dez ônibus gratuitos em quatro horários diferentes, partindo de pontos das zonas Sul e Norte do Rio.

Advertisement

Projetado pelo arquiteto francês Joseph Gire, responsável pelo Copacabana Palace, pelo vizinho Edifício A Noite e pelo Palácio das Laranjeiras, o Edifício Touring tem uma localização estratégica, com estações de VLT bem em frente à sua entrada.

img 0180 2 1 Edifício Touring, na Praça Mauá, se tornará polo gastronômico com investimento do Grupo Belmonte

Em 2020, o edifício foi cogitado para a implantação de um mercado municipal, o Mercado do Porto Carioca, inspirado no Mercado da Ribeira, em Lisboa. O investimento de R$ 45 milhões seria feito pelo Grupo BestFork Experience, mas o projeto não foi adiante.

img 0172 2 1 Edifício Touring, na Praça Mauá, se tornará polo gastronômico com investimento do Grupo Belmonte

A escolha do Grupo Belmonte pela região portuária é estratégica. A área é uma das que mais recebe investimentos da gestão municipal, além de estar em expansão residencial com a inauguração de mais de oito empreendimentos no Santo Cristo, que trarão mais de 22 mil novos moradores nos próximos anos. A Praça Mauá, por sua vez, se beneficia da proximidade com o centro empresarial da Avenida Rio Branco e do circuito turístico dos museus da Orla Conde, tornando-se uma das áreas mais movimentadas do Centro do Rio.

Atualmente, o Grupo Belmonte possui 20 estabelecimentos gastronômicos espalhados por bairros como Copacabana, Ipanema, Leblon, Urca, Flamengo, Leme, Lapa Lagoa. No Centro, o grupo já controla três restaurantes cobiçados: Amarelinho da CinelândiaCais do Oriente e Restaurante Mosteiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Edifício Touring, na Praça Mauá, se tornará polo gastronômico com investimento do Grupo Belmonte
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Edifício Touring, na Praça Mauá, se tornará polo gastronômico com investimento do Grupo Belmonte
Advertisement