
O Rio de Janeiro, conhecido por muitos como a cidade maravilhosa, além de ser um local de reencontros e uma cultura rica, destaca-se também como um ambiente propício para investimentos femininos. Nos últimos anos, o número de mulheres empreendendo no ramo dos bares tem crescido significativamente, trazendo novas perspectivas, criatividade, aconchego e um toque especial às noites cariocas.
Diante desse cenário, para celebrar o talento dessas empreendedoras, o Diário do Rio selecionou 5 bares imperdíveis na cidade, todos comandados por mulheres. Confira e não deixe de visitar.
1. Afro Gourmet
Localizado na Rua Barão do Bom Retiro, o restaurante, com suas paredes em cores vibrantes e decoração de temática africana, é o espaço onde a chef Dandara Batista prepara pratos temperados com história. Sua abordagem traz a riqueza da cultura afro para o Grajaú de maneira notável. O bar oferece uma variedade de pratos e bebidas que destacam ingredientes típicos da culinária africana, como dendê e pimenta. Além de ser um local gastronômico, é considerado um ponto de encontro cultural e de resistência para a comunidade negra.
Endereço: Rua Barão do Bom Retiro, 2316 – Grajaú – Rio de Janeiro – RJ.
2. Aconchego Carioca
Com mais de 20 anos de história, o bar Aconchego Carioca teve seu início no Centro do Rio de Janeiro, próximo à Praça Mauá. Ao longo do tempo, o restaurante foi para a Rua Barão de Iguatemi, na Praça da Bandeira. Durante sua trajetória, destacou-se no evento Comida de Boteco, onde o famoso bolinho de feijoada foi criado por Katia Barbosa. Embora não tenha vencido no ano de sua criação, o bar já conquistava sucesso, ficando constantemente lotado e com filas enormes na porta. Após receber diversas premiações e ser reconhecido como um dos melhores do Rio, o bar é totalmente comandado e gerenciado por mulheres.
3. Bar Kalango
Esse bar, com uma culinária brasileira de alta qualidade, é comandado pela renomada chef Katia Barbosa e não poderia ficar de fora dessa lista. O estabelecimento oferece um cardápio diversificado, incluindo bolinhos com tapioca e camarão, estrogonofe de carne de sol e nhoque com ragu de costela. Reconhecido como um local de afeto e tradição, o bar atende até mesmo o público vegetariano. Já recebeu até a visita de Fafá de Belém. Você pode encontrá-lo na Rua Arlando Quintela, 44 – Botafogo.
4. Polvo Bar
O bar da renomada chef Monique Gabiatti traz os sabores do litoral nordestino para as panelas, oferecendo um serviço descontraído que inclui o famoso acarajé baiano e cerveja em garrafa. O Polvo Bar, localizado em Botafogo, tem como foco principal os petiscos do mar, apresentados em um cardápio ideal para ser compartilhado entre amigos durante conversas descontraídas. Com uma variedade tão ampla de pratos, é difícil experimentar tudo em apenas um dia, por isso é recomendável reunir uma turma para aproveitar ao máximo a experiência gastronômica.
5. Dida Bar
O Dida Bar, localizado na Rua Barão de Iguatemi, 379 – Praça da Bandeira, tem como proposta compartilhar saberes e valores africanos através da gastronomia. O ambiente oferece uma seleção cuidadosa de drinks e pratos, além de muita música com samba no pé. Com uma agenda semanal repleta de eventos, o bar atrai tanto turistas quanto cariocas ao longo da semana. Destaque também para as apresentações de jazz em determinados dias. O espaço é considerado um ambiente acolhedor para todos, especialmente para a comunidade negra, com uma decoração que celebra a cultura africana e afro-carioca.