Empresário francês apresenta possível projeto de revitalização do Moinho Fluminense a Paes

O conjunto arquitetônico da Gamboa está atraindo o interesse de Alex Allard, conhecido por idealizar o projeto da Cidade Matarazzo, em São Paulo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Moinho Fluminense, antiga fábrica desativada que ocupa quatro grandes terrenos no bairro da Gamboa, na Zona Portuária do Rio, atraiu o interesse do empresário francês Alex Allard, conhecido pelo projeto da Cidade Matarazzo, um megacomplexo de luxo em São Paulo.

Na semana passada, Allard se reuniu com o prefeito Eduardo Paes (PSD) para discutir possíveis projetos para os prédios históricos da Gamboa. Entre as propostas apresentadas, destaca-se a transformação do complexo arquitetônico, datado de 1887, em um espaço multiuso, que incluiria duas torres residenciais, hotel, restaurantes, galeria de arte e uma reforma completa da Praça da Harmonia, localizada em frente ao prédio principal do Moinho.

É importante lembrar que, em junho deste ano, o prefeito Eduardo Paes desapropriou os terrenos do Moinho Fluminense por meio de um decreto publicado no Diário Oficial. O objetivo é leiloar o espaço e transformá-lo em um ativo útil para a cidade, impulsionando a renovação urbana da Região Portuária. O conjunto arquitetônico do Moinho é composto por cinco prédios interligados por uma passarela, começando na Orla Conde e se estendendo até a Praça da Harmonia.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Empresário francês apresenta possível projeto de revitalização do Moinho Fluminense a Paes