Encontro dos Comitês de Bacias Fluminenses irá debater a gestão hídrica no estado

XI ECOB será realizado entre os dias 17 e 20 de abril e terá como tema central a união de esforços para a gestão sustentável da água

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu do Amanhã será a sede do encontro

Entre os dias 17 e 20 de abril acontecerá o XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2024 (ECOB 2024), que será realizado no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Serão quatro dias de palestras, cursos, debates, apresentações de trabalhos e visitas técnicas relacionadas à gestão hídrica fluminense.

O evento está sendo organizado pelo Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH) com o objetivo de integrar os nove Comitês de Bacias Hidrográficas Fluminenses, além do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP), no debate sobre a gestão hídrica fluminense.

Como tema central “Integração pelas águas: Governança, Planos e Territórios”, o evento irá debater a integração de políticas públicas com a gestão sustentável da água nas diferentes regiões hidrográficas do estado, de acordo com suas respectivas características e com o planejamento das ações previstas. Temas como a crise climática, segurança hídrica, saneamento, educação ambiental, e a inclusão dos grupos minoritários na gestão hídrica vão permear os debates.

Advertisement

Para a coordenadora do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas (FFCBH), Adriana Bocaiuva, que também é diretora-presidente do CBH Baía de Guanabara, o ECOB 2024 será uma oportunidade de compartilhar experiências, apresentar as boas práticas aplicadas e conhecer os desafios enfrentados. “O XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas propõe um olhar sobre a integração entre os diferentes planos setoriais e políticas públicas que impactam, direta ou indiretamente, a Política Estadual de Recursos Hídricos e os Planos de Bacia nas diferentes regiões hidrográficas fluminenses”.

A cerimônia de abertura acontecerá no dia 17 de abril, a partir das 19h. O evento será aberto ao público, mediante inscrição no site.

Serviço: XI Encontro Estadual de Comitês de Bacias Hidrográficas 2024 (ECOB 2024)
Data: 17 a 20 de abril
Locais e horários:
• 17/04 – Oficinas na sede da Fundação Getúlio Vargas (Rua da Candelária, 6 – Centro, Rio de Janeiro/RJ). Horário: 8h às 18h;
• 17/04 – Cerimônia de abertura no Museu do Amanhã (Praça Mauá, 1 – Centro). Horário: 19h às 22h;
• 18/04 – Palestras no Museu do Amanhã – 8h às 18h;
• 19/04 – Palestras e reuniões Museu do Amanhã – 8h às 18h;
• 20/04 – Visitas técnicas – 8h às 13h30.

A programação completa pode ser vista no site: https://ecobrj.com.br/

O FFCBH

O Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado do Rio de Janeiro (FFCBH) é um colegiado formado pelos Comitês de Bacias do Estado do Rio de Janeiro, que tem como objetivo principal promover a gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos.

Criado com a missão de promover a integração dos Comitês, o Fórum Fluminense visa ao fortalecimento deles enquanto entes do Sistema Estadual de Gerenciamento dos Recursos Hídricos – SEGRHI.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Encontro dos Comitês de Bacias Fluminenses irá debater a gestão hídrica no estado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui