Golpes em aluguéis de temporada disparam na Região dos Lagos; Creci-RJ intensifica fiscalização

O conselho realizou uma operação nesta última quarta-feira e identificou uma pessoa oferecendo imóveis para temporada via WhatsApp sem registro profissional

PUBLICIDADE
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

Com a chegada do Carnaval, a Região dos Lagos se torna um dos destinos mais disputados do estado. O aumento da procura por hospedagem, no entanto, também atrai golpistas que oferecem locações falsas ou atuam ilegalmente como corretores de imóveis. Para combater esse problema, o Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) realizou uma operação nesta última quarta-feira (19/07) e identificou uma pessoa oferecendo imóveis para temporada via WhatsApp sem registro profissional.

PUBLICIDADE

Segundo o superintendente do Creci-RJ, Marcus Limão, a suspeita já havia sido autuada anteriormente, o que caracteriza reincidência. Por isso, o caso foi encaminhado ao Ministério Público para as providências cabíveis. Durante a fiscalização, a mulher se recusou a atender os agentes, alegando que apenas sublocava imóveis que alugava. Como se trata de uma estrangeira, o caso também foi levado à Polícia Federal de Cabo Frio, que pode avaliar sua situação no país.

Golpes em aluguéis de temporada são mais comuns do que se imagina. O vice-presidente do Creci-RJ, Marcelo Moura, alerta que muitas vítimas são atraídas por preços muito abaixo do mercado e acabam fechando contratos sem verificar a procedência da oferta. Em muitos casos, os golpistas utilizam fotos falsas de imóveis que sequer estão disponíveis para locação. Quando o consumidor chega ao destino, descobre que foi enganado, acumulando prejuízos financeiros e uma grande dor de cabeça. Para evitar esse tipo de problema, a recomendação é sempre verificar se o corretor ou a imobiliária possuem registro no Creci-RJ, desconfiar de ofertas irresistíveis e evitar fechar contratos apenas por WhatsApp, sem qualquer formalização.

Além das fiscalizações, o Creci-RJ também tem investido em ações educativas. Nesta quinta-feira (20/02), o projeto Creci Itinerante estará em Araruama, levando atendimento a corretores de imóveis e ao público em geral. Uma van equipada com serviços do Conselho ficará estacionada na Rua Getúlio Vargas, 333, no Centro da cidade, a partir das 10h. O objetivo da ação é aproximar os serviços do Creci-RJ dos profissionais do setor e orientar a população sobre segurança nas transações imobiliárias. De acordo com Moura, o Creci Itinerante já percorreu mais de 7 mil quilômetros este ano, visitando 42 cidades, e tem sido fundamental para garantir que o mercado imobiliário seja cada vez mais seguro e profissionalizado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
diario do rio whatsapp Golpes em aluguéis de temporada disparam na Região dos Lagos; Creci-RJ intensifica fiscalizaçãoddr newsletter Golpes em aluguéis de temporada disparam na Região dos Lagos; Creci-RJ intensifica fiscalização