Neste domingo (25/08), a Igreja Imaculado Coração de Maria, um dos principais ícones arquitetônicos do bairro do Méier, na Zona Norte do Rio, comemora 60 anos de sua elevação à condição de Basílica Menor e da coroação da imagem do Imaculado Coração de Maria. A celebração, que destaca a importância histórica e cultural do templo, promete atrair fiéis de todas as partes da cidade para um dia de homenagens e devoção.
A programação dos festejos começa logo cedo, às 7h, com um momento cívico que será seguido por uma missa solene, concelebrada por bispos e pelo cardeal dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. O ponto alto da cerimônia será a coroação simbólica da imagem de Maria, realizada pelas crianças da catequese, em uma demonstração de fé e tradição que envolve a comunidade.
Fundada em 1909, a Igreja Imaculado Coração de Maria foi concluída em 1929, e rapidamente se destacou como uma das mais belas construções do subúrbio do Rio. Projetada pelo arquiteto e urbanista espanhol Adolfo Morales de Los Rios, responsável por obras como a Escola de Belas Artes (hoje Museu Nacional de Belas Artes), a igreja se destaca por seu estilo neomourisco, uma raridade no Brasil. Sua arquitetura exótica e detalhada a torna não apenas um local de culto, mas também uma verdadeira obra de arte.
A elevação à condição de Basílica Menor, em 1964, conferida pelo Papa, reconheceu a importância do templo, não apenas pela devoção que inspira, mas também por sua transcendência histórica e beleza artística. A Basílica Menor é um título honorífico concedido a igrejas que desempenham um papel significativo na vida religiosa e cultural de suas comunidades, e a Imaculado Coração de Maria certamente se enquadra nessa descrição.
Durante as festividades deste domingo, não haverá as tradicionais missas das 9h e 11h, que foram suspensas para acomodar as celebrações especiais. No entanto, a missa das 18h será realizada como de costume.
Localizada na Rua Coração de Maria, a igreja é ladeada por um cruzeiro, construído e doado aos fiéis pela tradicional família Sendas. Além disso, o templo abriga um brechó beneficente, cuja renda é revertida para obras sociais da paróquia, e a sede das reuniões dos Alcoólicos Anônimos do Méier.