Manto Tupinambá pode ser exposto no Museu Nacional em agosto

A peça estava na Dinamarca desde 1698 e chegou ao Brasil sob sigilo na última semana, marcando um momento histórico para o povo Tupinambá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uma relíquia histórica e cultural de grande importância retornará ao Brasil para ser exibida no Museu Nacional em agosto: o Manto Tupinambá. A vestimenta sagrada, utilizada em diversas cerimônias e rituais indígenas, foi produzida com penas de aves e estava sob a guarda do Museu Nacional da Dinamarca desde 1689.

Com 1,2 metro de comprimento, o manto é confeccionado com penas vermelhas de pássaros guarás, fixadas em uma rede de fibras naturais. Tradicionalmente, é usado por caciques e líderes indígenas durante rituais. A peça chegou ao Brasil sob sigilo na última semana, marcando um momento histórico para o povo Tupinambá, que desde o ano 2000 reivindicava seu retorno.

Existem apenas outros dez mantos semelhantes no mundo, todos produzidos entre os séculos XVI e XVII. Em 2000, o manto foi exibido na Mostra do Redescobrimento, em São Paulo, mas somente em julho de 2023 a Dinamarca atendeu ao pedido de retorno do artefato ao Brasil. A escolha do Museu Nacional para a exposição se deve à boa relação que a instituição mantém com os Tupinambás.

Advertisement

“Nas próximas semanas, em data ainda a ser confirmada, após a adoção de todos os procedimentos necessários para a perfeita conservação dessa peça tão importante e sagrada para nossos povos originários, apresentaremos o manto à sociedade”, diz o comunicado oficial do Museu Nacional.

O cronograma prevê que, após um período de descanso pós-viagem, o manto será colocado em contato com os indígenas, que realizarão rituais de acolhimento e limpeza da peça. A peça será uma das principais atrações do novo acervo do Museu Nacional, destacando-se como um símbolo da cultura e da história dos povos originários do Brasil.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Manto Tupinambá pode ser exposto no Museu Nacional em agosto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Manto Tupinambá pode ser exposto no Museu Nacional em agosto
Advertisement