‘Maria Fumaça’: Miguel Pereira inaugura 1º trem turístico a vapor do RJ

Locomotiva foi lançada na última quarta (25/10), quando a cidade localizada na região Centro-Sul Fluminense completou 68 anos de existência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
''Maria Fumaça'' de Miguel Pereira - Foto: Philippe Lima

Completando 68 anos de existência na última quarta-feira (25/10), o município de Miguel Pereira, na região Centro-Sul Fluminense, aproveitou a ocasião para inaugurar a primeira ”Maria Fumaça” turística a vapor do estado do Rio de Janeiro.

A entrega da locomotiva, que resgata uma parte importante da história da cidade de 30 mil habitantes, onde há um conjunto ferroviário tombado como patrimônio cultural nacional, foi feita à população pela Prefeitura local. A expectativa é que o equipamento transporte 950 mil passageiros por ano.

”Miguel Pereira e seus avanços em diversas áreas, especialmente no turismo e segurança, servem de exemplo para todos nós. O município, que já é abençoado com o terceiro melhor clima do mundo, surpreende a todos constantemente, com ideias que geram emprego e renda para os cidadãos, aproveitando sua vocação natural. Parabéns aos moradores e ao prefeito”, afirmou o governador Cláudio Castro.

Advertisement

O prefeito André Português, por sua vez, destacou o apoio do Governo do RJ no processo de ”desenvolvimento acelerado” da região. Segundo ele, estudos indicam que novos empreendimentos, puxados pela ”Maria Fumaça”, e que já ajudaram a abrir mais de 1.500 vagas de trabalho formais, incrementem ainda mais a gastronomia, a rede hoteleira e o comércio.

”Parcerias com o Governo do Estado em diversos setores têm sido essências para a transformação radical que nossa querida Miguel Pereira tem experimentado. Nosso orgulho voltou. É uma grande alegria comemorar o aniversário da cidade com essa importante entrega para os miguelenses. A ‘Maria Fumaça’ celebra a história de Miguel Pereira e do RJ, e vai trazer ainda mais desenvolvimento para o nosso município, com atração de visitantes, além de novos investidores”, disse Português.

Primeira viagem

Um passeio com crianças da rede pública de ensino, além do acendimento de luzes do projeto Natal Inesquecível e a árvore do Lago Javary, marcou a primeira viagem oficial da composição. O trem turístico fará inicialmente um trajeto de 9km, do Centro da cidade ao distrito de Governador Portela. Posteriormente, o percurso irá até a Frontin, em Vera Cruz.

O passeio fará os passageiros viajarem no tempo, com a tripulação usando trajes de época para contar a história da região e do estado, desde a colonização. Doado pela Federação do Comércio do Estado (Fecomércio RJ), o equipamento funcionará com duas composições (duas locomotivas e três vagões para cada uma). Ao longo do dia, também houve desfile cívico e solenidade na Câmara Municipal e, à noite, um show da dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano.

maria fumaca miguel pereira 2 estacao de trem 2 'Maria Fumaça': Miguel Pereira inaugura 1º trem turístico a vapor do RJ
”Maria Fumaça” na Estrada de Ferro de Miguel Pereira – Foto: Philippe Lima

Turistas elogiam atrações e segurança

A Maria Fumaça é um dos sete projetos de grande porte que foram planejados pela Prefeitura de Miguel Pereira, ajudando na formação de um condomínio empresarial, de acordo com André Português. Um deles é a Fábrica de Chocolates Lugano, investimento de R$ 100 milhões que gerará 400 empregos diretos e indiretos. Os empreendimentos, inclusive, já atraem turistas.

”Viemos conhecer de perto a Maria Fumaça e outros atrativos. É uma cidade tranquila e muito bonita. Vamos voltar outras vezes”, destaca o gerente de logística Thiago Barbosa, de São Gonçalo, ao lado da esposa, a professora Veriza Barbosa, e da filha Maria.

”Tem muitas novidades bacanas. Estamos surpresos, especialmente com as belezas naturais e a sensação incrível de segurança”, complementou o técnico em informática Rodolfo Pelo, que participou das festividades com a mulher, Marcelly Bastos, e a filha Mirela.

Moradora de Miguel Pereira, a chefe de cozinha Recabe Otta, de 73 anos, afirmou ter se emocionado com a Maria Fumaça.

”Andei numa igual na minha infância. Espero que a Maria Fumaça traga mais progresso e empregos”, ressaltou.

”Cidade do Entretenimento e da Gastronomia”

Por conta do sucesso em diversas áreas, Miguel Pereira foi declarada pelo Governo do Estado como a ”Cidade do Entretenimento e da Gastronomia do Rio de Janeiro”. O título inédito foi sacramentado pela Lei 10.038, sancionada por Cláudio Castro.

Com recordes de visitantes em todos os feriados deste ano – entre 93% a 99% de ocupação hoteleira, de acordo com a Associação de Hotéis do Rio de Janeiro (Abih-RJ) e HotéisRIO – o município, mesmo no frio, ferve em atrações.

Para se transformar em cidade modelo para o RJ, Miguel Pereira vive um ”boom” no turismo, por meio de investimentos em projetos arrojados, como o Parque Terra dos Dinos, orçado em R$ 70 milhões.

Outra novidade é a Rua Coberta, com lojas de diversos segmentos, cinema e restaurantes. Há ainda a Rua Torta, réplica de Gramado, no Sul do Brasil, criada só para visitantes tirarem fotos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 'Maria Fumaça': Miguel Pereira inaugura 1º trem turístico a vapor do RJ
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Rua Torta ? a original fica em San Francisco USA, linda, florida e com grande inclinação pois está em área montanhosa recomendo à Turistas, claro q tb terei q conhecer a Rua Torta de Miguel Pereira !

  2. É uma cidade agradável e agora se torna um tanto terde novamente uma cidade turística, espero que não seja muito caro tudo que Miguel Pereira agora tem para mostrar, que seja muito bom para a cidade e p tb para os turistas, em questão de preços e segurança.
    Parabéns para o prefeito e para os miguelenses.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui