Mercearia da Praça em Ipanema promove encontros em adega subterrânea com especialistas do mundo do vinho

Com mais de mil e trezentos rótulos, a casa possui uma das maiores adegas de vinhos do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Adega da Mercearia (Foto: Tomás Rangel)

A Mercearia da Praça, em Ipanema, na Zona Sul do Rio, conta com adega subterrânea como um speakeasy (bar de estilo retrô que reproduz aspectos de bares clandestinos históricos). A casa é famosa por apresentar uma agenda recheada de encontros ao redor do vinho. E como o Dia Nacional do Vinho, comemorado este ano no dia 2 de junho, se aproxima bons encontros neste mês foram confirmados. No dia 4 de junho (terça-feira), às 19h30 recebe dois produtores portugueses que fazem história no mundo do vinho: Opta e Poças.

Diretamente da região Dão, terra natal da variedade Touriga Nacional, uma das uvas mais simbólicas de Portugal, vem o enólogo da vinícola Opta, Camilo Leite. E representando Poças, vinícola no Porto há mais de 100 anos, sendo a mais antiga da região, o diretor comercial Rui Pires para falar um pouco sobre esse pioneirismo na elaboração de vinhos da denominação Douro.

E no dia 10 de junho (segunda-feira) quem comanda o encontro é o enólogo português Anselmo Mendes, conhecido como “senhor Alvarinho”, reconhecido por sua excelência dos vinhos e pela forma como surpreende com inovação, combinando recursos a técnicas ancestrais. Anselmo combina curtimenta com método de vinificação ousado, como a fermentação de Alvarinho em cascos de carvalho. Os dois encontros terão seus vinhos harmonizados com pratos da culinária portuguesa da Mercearia.

Menu no dia 4/06: boas-vindas + entradas + pratos principais + sobremesa( R$250 por pessoa +10%). As boas-vindas são com antepasto e na sequencia o tradicional bolinho de bacalhau, acompanhado do vinho Opta Branco. Entre os principais, o jantar começa com Bife de Pojadouro com Batata Ana, harmonizado com o vinho Opta Touriga Nacional. Depois é a vez do Cordeiro Assado com arroz cremoso de queijo Serra da Estrela, acompanhado do vinho Opta Dão Reserva e Poças Reserva. A sobremesa é a clássica Rabanada dos Sonhos com o vinho Poças Porto Tawny, que é perfeito para acompanhar pratos doces.

Advertisement

Menu no dia 10/06: boas-vindas + entradas + pratos principais + sobremesa( R$340 por pessoa +10%). As boas-vindas são com antepasto e na sequencia o tradicional bolinho de bacalhau, acompanhado do vinho Muros Antigos Escolha. De entrada Crudo de Bacalhau servido com vinho Alvarinho Contacto. De prato principal Camarão à Bulhão Pato, harmonizado com o vinho Muros Melgaço; Polvo à Galega, acompanhado do vinho Pardusco; e Pancetta Suína com repolho roxo agridoce e chutney de manga, com o vinho Pardusco Private. Para fechar rabanada de doce de leite.

No espaço da Adega, sob decoração elegante em luz baixa e mobiliário de madeira, o espaço realiza esses jantares harmonizados, degustações com especialistas e produtores de vinho com frequência e por ter somente 16 lugares é sempre bem concorrido. O menu é montado para cada evento de forma personalizada, para harmonizar com os vinhos. Ao redor da mesa central os presentes possuem uma oportunidade única de contato tão próximo com pessoas do universo do vinho, a fim de democratizar a bebida com bate-papos nesse clima intimista.

Alguns eventos marcaram a história desses encontros como com personagens do mundo do vinho, como Anna Jorgensen da vinícola Cortês de Cima, eleita uma das jovens mais promissoras da Europa e reconhecida por seu trabalho sustentável na vinícola. O conceituado enólogo portuguêss Paulo Laureano que é referência dos vinhos no Alentejo também fez parte da história desses encontros, assim como os enólogos das vinícolas do Esporão, Qualimpor, Quinta do Vallado, entre outros.

Serviço Mercearia da Praça:
Endereço
: Rua Jangadeiro, 28 – Praça General Osório, Ipanema.
@merceariadapraca
Reservas: (21) 3986-1400 ou Whatsapp (21) 97678-4841

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Mercearia da Praça em Ipanema promove encontros em adega subterrânea com especialistas do mundo do vinho
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Mercearia da Praça em Ipanema promove encontros em adega subterrânea com especialistas do mundo do vinho
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui