A Prefeitura do Rio se prepara para inaugurar o Parque Pavuna, mais um espaço público de lazer para moradores da Zona Norte da cidade. Após a inauguração do Parque Realengo Susana Naspolini, o foco agora está na finalização de um novo ambiente de recreação em uma das áreas mais carentes da capital.
Com cerca de 17 mil metros quadrados e um investimento de aproximadamente R$ 12 milhões, o Parque Pavuna está localizado na Rua Marechal Guilherme, abrangendo os bairros da Pavuna, Costa Barros e Anchieta. A região, que possui uma população de mais de 200 mil habitantes, além de influenciar indiretamente o município de São João de Meriti, é uma das mais carentes em termos de áreas de lazer.
Historicamente marcada pela falta de espaços verdes, a área onde o parque foi instalado era anteriormente uma zona abandonada, vizinha ao condomínio habitacional Village Pavuna. A criação do parque vem atender a uma demanda antiga da comunidade local, que vive em uma das regiões com os piores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município.
As imagens divulgadas pela prefeitura mostram que o parque contará com uma ampla variedade de equipamentos esportivos e de lazer, incluindo quadras de futebol e basquete, uma pista de skate e um parque aquático com chafariz, semelhante ao do Parque Realengo, para ajudar a refrescar os dias mais quentes.
Um dos grandes destaques do Parque Pavuna é a torre d’água iluminada, com quase 22 metros de altura, que promete se tornar um marco visual da região. Além disso, todo o terreno foi cuidadosamente paisagístico, com canteiros de vegetação arbustiva, plantio de árvores nativas da Mata Atlântica, palmeiras, uma horta comunitária e áreas ajardinadas.
A expectativa, é que o parque seja inaugurado neste próximo sábado (22/05). A abertura oficial ainda será anunciada pela Prefeitura. O Parque, junto com o Parque Realengo Susana Naspolini e o futuro Parque Piedade, faz parte das promessas da atual gestão municipal para este ano.