Operação investiga empresa licenciada pela Prefeitura de Belford Roxo por furto de 5 toneladas de cabos

A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) foi mobilizada para cumprir 35 mandados de busca e apreensão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Polícia Civil do Rio iniciou, na manhã desta sexta-feira (02/07), uma operação contra uma empresa de Belford Roxo, acusada de furtar 5 toneladas de fios elétricos. A empresa havia obtido uma licença de operação da Secretaria de Meio Ambiente da prefeitura do município. A Delegacia de Roubos e Furtos (DRF) foi mobilizada para cumprir 35 mandados de busca e apreensão, emitidos pela 3ª Vara Criminal Especializada.

O Coaf identificou que, entre janeiro de 2022 e novembro de 2023, a empresa movimentou R$ 28 milhões, um valor incompatível com sua capacidade financeira declarada. As investigações da DRF começaram em 19 de fevereiro, após a apreensão das 5 toneladas de fios em Nova Iguaçu. A polícia descobriu que os fios furtados pertenciam à rede subterrânea e aérea da Oi em Belford Roxo e estavam sendo vendidos em ferros-velhos.

Foi revelado que a licença de operação da empresa foi concedida sem um processo licitatório ou administrativo adequado. A extração dos fios ocorreu sem perícia técnica e sem o conhecimento ou autorização da Oi. Os cabos furtados eram armazenados em condições precárias na empresa e nas residências dos envolvidos.

Além disso, a DRF apurou que o dinheiro obtido com a venda dos fios era lavado e fracionado em contas de terceiros, conhecidas como “laranjas”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Operação investiga empresa licenciada pela Prefeitura de Belford Roxo por furto de 5 toneladas de cabos