Fim de ano, tempo de renovar esperanças. Aqui vai minha lista ao Bom Velhinho.
- QUE 1 MILHÃO DE CARIOCAS TENHAM COMIDA – A estatística envergonha em pleno século XXI: 1 milhão de cariocas vivem com insegurança alimentar na segunda maior cidade Brasileira. Ou seja, fazem refeições reduzidas e com falta de qualidade. Que o Bom Velhinho traga esperanças para que consigamos, com políticas públicas consistentes e duradouras, aplacar a fome dessas pessoas. Essas pessoas, lembre-se, estão ao nosso lado e por vezes não nos demos conta.
- UM TRÂNSITO MAIS HUMANO – O motorista, exaurido, xinga o outro companheiro de pista. Com o dedo em riste, ameaça matá-lo. Mais à frente, o sinal vermelho não é barreira para nosso personagem. Ele simplesmente ultrapassa, sem se dar conta de que uma senhora atravessa a faixa de pedestres. Tragédia à vista. O relato lhe soa familiar? Papai Noel, dê uma forcinha para que tenhamos um trânsito mais humano.
- UM PLANO DE ARBORIZAÇÃO PARA O RIO – Sobram relatos de vegetais doentes, maltratados, com raízes encurtadas – muitas cortadas por concessionárias -, com podas malfeitas. Urge que a Plano Diretor de Arborização Urbana, de 2016, saia do papel. O documento mostra que faltam 1 milhão de árvores na cidade, para que tenhamos uma vida melhor, com menos calor e mais saúde mental. Que possamos dotar a cidade de mais árvores saudáveis, adequadas, e que elas tenham o manejo necessário. Não é caro. Caro é seguir nessa dinâmica caótica.
- SEGURANÇA PÚBLICA URGENTE! – Papai Noel: ilumine os nossos governantes, para que abandonem o discurso vazio e deprimente de que a polícia que mais mata é a mais efetiva. Mostre que precisamos, sim, de um plano estruturado envolvendo diferentes órgãos de poder. Que o governador admita que é sim, responsável pelo aumento dos roubos de cargas e furtos em nosso estado. Afinal, ele supostamente comanda as polícias Civil e Militar do Estado do Rio.
UMA BAÍA DE GUANABARA LIMPA – Papai Noel, veja que coisa: em 2025 completam-se três décadas do início das obras do antigo Programa de Despoluição da Baía de Guanabara (PDBG). A nossa linda baía urbana – que de boca banguela nada tem! – segue com enormes flagelos socioambientais. Menos de 25% dos esgotos domésticos são tratados em toda a baía hidrográfica da Guanabara, que envolve 16 municípios. Meu Bom Velhinho, faça nossos governantes acordarem: mais tratamento de esgotos é menos gente doente, mais ecoturismo, mais vida, mais futuro.
“Brasil / Tira as flechas do peito do meu Padroeiro / Que São Sebastião do Rio de Janeiro / Ainda pode se salvar”, Paulo César Pinheiro / Moacyr Luz / Aldir Blanc.
Feliz Natal a todos!