Uma nova lei sancionada pelo Prefeito Eduardo Paes (PSD) permitirá que táxis com mais de dez anos de fabricação continuem circulando no Rio. A proposta, de autoria da Vereadora Vera Lins (PP), foi publicada no Diário Oficial do município nesta quinta-feira (22/08) e estabelece que esses veículos terão sua vida útil prorrogada, sem a necessidade de substituição por modelos mais novos ao atingir essa idade.
Atualmente, 14% da frota de táxis da cidade — cerca de 4.800 veículos — está próxima da marca de dez anos de uso. A cidade conta com um total de 33 mil táxis em operação. A nova legislação, no entanto, exige que esses veículos mais antigos passem por uma vistoria anual presencial. Essa inspeção visa garantir que os táxis estejam em boas condições de segurança e conservação.
Nos últimos dez anos, as regras para a vida útil dos táxis no município sofreram várias alterações, passando de seis para oito anos, e agora para dez anos com a possibilidade de extensão. Segundo o Sindicato de Taxistas Autônomos do Rio, a medida traz alívio financeiro para muitos motoristas, evitando a necessidade de investimentos em novos veículos.