O deputado federal Alexandre Ramagem (PL), que busca uma vaga como prefeito do Rio, foi condenado a pagar uma multa de R$ 30 mil após associar seu adversário político, Eduardo Paes (PSD), ao episódio conhecido como “Farra dos Guardanapos”. A sentença foi proferida nesta quarta-feira (02/09) pelo juiz Leonardo Grandmasson, da 238ª Zona Eleitoral, devido ao descumprimento de uma ordem judicial anterior que proibia Ramagem de vincular Paes ao ex-governador Sérgio Cabral.
A “Farra dos Guardanapos” marcou um dos momentos mais extravagantes da gestão de Sérgio Cabral. O jantar foi organizado para celebrar a condecoração do ex-governador pelo governo francês com a medalha Légion d’Honneur, a maior honraria do país. Durante o evento, realizado na Avenida Champs-Élysées, em Paris, secretários do governo estadual, após consumir whiskies e espumantes de luxo, colocaram guardanapos na cabeça e começaram a dançar. A extravagância só veio a público três anos depois, em 2012, causando indignação e repercussão negativa.
A penalidade imposta a Ramagem foi de valor máximo. A propaganda eleitoral que associava Paes ao episódio foi retirada do ar, e Eduardo Paes recebeu direito de resposta.
Disputa
De acordo com a última pesquisa Quaest, divulgada nesta segunda-feira (30/09), Eduardo Paes lidera as intenções de voto para a Prefeitura do Rio com 53%, o que o colocaria em posição de vencer no primeiro turno. Alexandre Ramagem, por sua vez, possui 20% das intenções de voto.