Revitalização do MAM revela jardins escondidos de Burle Marx no Aterro do Flamengo

A obra, que fez parte de uma série de intervenções paisagísticas realizadas a pedido da urbanista Lota de Macedo, tinha desaparecido após o crescimento da grama

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Palco para o encontro do G20 já no mês que vem, o Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, localizado no Aterro do Flamengo entre os bairros da Glória e do Centro, está passando por uma ampla revitalização em seu entorno. As obras, iniciadas em abril, têm um custo estimado de quase R$ 40 milhões e cobrem uma área de 100 mil metros quadrados.

Durante as intervenções, foi descoberto um mosaico do paisagista Burle Marx, chamado Jardim das Ondas, que estava oculto sob a grama e foi encontrado por operários. O trabalho, que havia desaparecido devido ao crescimento uniforme da grama, será restaurado e voltará a embelezar os jardins do Parque do Flamengo. O replantio de plantas e a eliminação de outras espécies que cobriam o mosaico original estão sendo realizados para trazer de volta a beleza do jardim.

A obra fez parte de uma série de intervenções paisagísticas que Burle Marx realizou na região, a pedido da urbanista e idealizadora do Aterro do Flamengo, Lota de Macedo. Na década de 1960, Lota propôs a criação do Parque do Flamengo, em um projeto desenvolvido em conjunto com o arquiteto modernista Affonso Reidy, também responsável pelo projeto do MAM. Toda essa história é retratada no filme “Flores Raras”, que vale a pena assistir para entender mais sobre a urbanização e o aterramento do Parque do Flamengo.

Intervenções no Entorno

img 5273 1 1 Revitalização do MAM revela jardins escondidos de Burle Marx no Aterro do Flamengo
Foto: Museu de Arte Moderna

Até novembro, também serão recuperados o jardim suspenso, os três jardins aquáticos e os jardins do mezanino do MAM. As melhorias incluem a criação de um boulevard e a abertura de uma antiga passagem de pedestres e ciclistas, conectando o Vivo Rio, o Aeroporto Santos Dumont e o museu.

Além disso, está prevista a expansão da ciclovia, conectando as pistas do Parque do Flamengo com a Avenida Rio Branco. A área de lazer receberá novas placas de sinalização turística e identificação das espécies de árvores. Os lagos serão limpos e elementos do mobiliário urbano, como bancos, serão recuperados.

Esta é a primeira grande intervenção no MAM e no Aterro do Flamengo nos últimos 25 anos. A última grande reforma no MAM e no Parque do Flamengo aconteceu em 1999, também conduzida pela prefeitura, para a realização da Cimeira.

O encontro dos chefes de estado do G20 está marcado para os dias 18 e 19 de novembro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Revitalização do MAM revela jardins escondidos de Burle Marx no Aterro do Flamengo