Rio de Janeiro passa a contar com campanha de combate à cinomose canina

De caráter viral, a cinomose é uma enfermidade grave e altamente contagiosa, de difícil tratamento e que pode levar o animal à morte

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Banco de Imagem - Alerj

O Rio de Janeiro agora conta com a Campanha de Conscientização sobre a Cinomose Canina. Nesta terça-feira (7), o governador Claudio Castro (PL) sancionou Lei nº 10.656/2025, que estabelece a iniciativa. A norma, de autoria do deputado Danniel Librelon (REP), foi publicada no Diário Oficial do Executivo desta terça-feira. Através dela o poder público pretende informar a população sobre os riscos da doença que afeta cães de todas as idades.

Doença viral, a cinomose canina é uma enfermidade grave e altamente contagiosa, de difícil tratamento e que pode levar o animal à morte. Na fase mais tardia da doença, o cachorro tem o seu sistema nervoso central completamente comprometido, passando a andar desorientado e com tremores musculares que podem evoluir para crises convulsivas.

Ao Poder Executivo é facultado o uso de todos os meios de comunicação e informação para promover a campanha de conscientização, que será permanente e deverá informar o calendário de vacinação polivalente, com intensificação da publicidade nas proximidades destas datas. A campanha deve reforçar a importância da prevenção, que é vacinal e orientada por médicos veterinários.

O contágio pela cinomose se dá através do contato com fluidos de animais doentes, afetando principalmente filhotes não integralmente imunizados. Os sintomas mais comuns da doença são perda de apetite, febre, vômito, diarreia, corrimento ocular e até paralisias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio de Janeiro passa a contar com campanha de combate à cinomose canina

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui