A manhã desta última segunda-feira (24/03) foi de celebração na Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Em uma Missa Solene pelos 443 anos da instituição, o provedor Francisco Horta e o mordomo Claudio André Castro marcaram presença, junto a outros membros da administração e convidados, na Igreja de Nossa Senhora do Bonsucesso, localizada no Largo da Misericórdia. A cerimônia foi conduzida pelo bispo auxiliar Dom Roque Costa Souza.
Também participaram do evento Fernando Belo, Daniel Andrade, Matheus Campelo, Luiz Fernando Moura, Maurício Osthoff, André Horta e Elmair Neto, que posaram para fotos ao lado de Francisco Horta e Claudio André Castro.


Um marco na história do Rio
Fundada ainda no período colonial, a Santa Casa da Misericórdia é uma das instituições mais antigas do Brasil. Sua construção remonta aos primeiros anos da cidade do Rio, fundada em 1565, e teve a atuação do Padre José de Anchieta. O hospital foi erguido na parte baixa do antigo Morro do Castelo, um dos berços da cidade, e ao longo dos séculos, passou por diversas ampliações e reformas, incluindo a adição de um terceiro pavimento em 1734.


Mesmo com o avanço da modernização e as mudanças na paisagem urbana, a Santa Casa segue firme em sua missão de oferecer assistência hospitalar e acolhimento, mantendo-se como um símbolo de tradição e compromisso com a população carioca.