Serviu sem servir-se: Tributo a Isis Penido

Homenagem a Isis Penido: oito anos de dedicação e liderança como Lugar-Tenente da Ordem do Santo Sepulcro no Rio de Janeiro. Reconhecimento por seu impacto e compromisso com a fé católica e a Terra Santa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Princesa Dona Christine de Ligne de Orleans e Bragança, Cláudio André de Castro e a lugartenente Isis Penido - Foto Daniel Martins/DIÁRIO DO RIO

A cada quatro anos, a Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, em suas províncias (Tenências) espalhadas por todo o mundo, passa por mudanças em seu comando. Um novo Lugar-Tenente (superior) é reconduzido a um segundo mandato de mais quatro anos ou substituído ao completar sua gestão de oito anos. No próximo mês de dezembro, no Rio de Janeiro, Brasil, a Dama de Comenda com Placa, Isis Penido, após radiantes oito anos de governo como Lugar-Tenente, passará o comando da Ordem para a Dama de Comenda Almerinda Mendes, que assume a função. A sucessão na Lugar-Tenência é feita de forma serena: o Lugar-Tenente que está deixando o cargo indica quem o sucederá. A pessoa indicada recebe o “nada a opor” do Cardeal Grão Prior — no caso do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta — e tem seu nome ratificado pelo Grande Magistério, órgão máximo de governo da Ordem do Santo Sepulcro, com sede no Estado da Cidade do Vaticano.

Dra. Isis Penido, uma das católicas mais atuantes na Arquidiocese do Rio de Janeiro e, possivelmente, do Brasil, cumpriu dois mandatos como Lugar-Tenente da Ordem do Santo Sepulcro do Rio de Janeiro. Dama da Ordem há 26 anos, ocupou todos os cargos na Tenência até ser indicada como Lugar-Tenente em 2016 por seu antecessor, Cavaleiro Comendador Gustavo Miguez de Mello. Este período, que costumo chamar de “Anos Isis”, foi maravilhoso — ouso dizer que foi radiante.

Entre muitas ações e gestos concretos, Isis Penido liderou Cavaleiros e Damas na realização de iniciativas filantrópicas, caritativas, sociais e evangelizadoras. Como Lugar-Tenente, realizou oito investiduras (admissão de novos membros), recebeu duas vezes o Grão-Mestre e o Governo Geral, dotou a Ordem de uma sede própria na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé e trabalhou pelo objetivo maior da Instituição: co-prover as obras sociais e de caridade do Patriarcado Latino de Jerusalém e da Terra Santa. Serviu à Ordem sem servir-se dela para vantagens pessoais. Serviu à Igreja como serviu uma vida inteira e seguirá servindo nos anos que virão. Tudo pela obra de Deus, tudo pela grandeza da Igreja, tudo pela Terra Santa onde Jesus nasceu, viveu, morreu e venceu a morte, carregando nos ombros os pecados da humanidade.

Ao longo destes oito anos de governo, Isis Penido tornou a Ordem do Santo Sepulcro conhecida no Brasil, respeitada no mundo católico e reconhecida pelo Grande Magistério. Foram anos de uma gestão feliz, que certamente permanecerão guardados no coração dos Cavaleiros e Damas e consignados como uma das mais importantes da história da Ordem no Rio de Janeiro e, por que não dizer, no mundo.

Ao concluir seu segundo mandato, Isis recebeu o título de Lugar-Tenente de Honra. A distinção foi concedida por motu próprio do Cardeal Fernando Filoni, Grão-Mestre da Ordem, que, de Roma, reconheceu o trabalho de Isis Penido e a inseriu na restrita galeria dos grandes Lugares-Tenentes que comandaram a Instituição ao longo de mais de mil anos de existência.

O que dizer a Isis Penido que não seja “obrigado”? Reconhecer o trabalho de Isis Penido como Lugar-Tenente da Ordem do Santo Sepulcro nestes oito anos é um dever. Claro que desejamos à sucessora, Dama Almerinda Mendes, todo o sucesso e uma gestão exitosa. Sabemos tratar-se de uma pessoa cuja retidão e caráter são marcas inconfundíveis; caso contrário, não teria sido indicada pela atual Lugar-Tenente para sucedê-la.

Nos próximos dias, veremos homenagens à Dama Isis Penido. Essas homenagens, que são muitas, não terão um tom de despedida, pois, pelo temperamento de Isis, o trabalho para a Igreja vai continuar, e ela sempre será uma referência para a Ordem. Essas homenagens têm o propósito de reconhecer e agradecer à Dama Isis Penido por tudo e tanto, por sua dedicação e zelo com a Terra Santa e, acima de tudo, por colocar, muitas vezes, à frente de sua vida pessoal o amor e a dedicação pela Ordem, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro e pela Igreja como um todo. Sem jamais esperar qualquer reconhecimento, Isis trabalhou e seguirá trabalhando pelas obras de Deus, pois nela reside a grande missão de sua vida. Parabéns, Isis Penido. Só se sente saudade do que é bom, e a senhora, como pessoa e como Lugar-Tenente, deixará saudades no coração de cada um que teve a honra de conhecê-la.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Serviu sem servir-se: Tributo a Isis Penido
Avatar photo
Jornalista, especialista em assessoramento e cerimonial público, Bacharel em Direito, publicitário e Radialista. Também tem formação em Assessoria de Imprensa e relações institucionais, além de editor de jornais, livros, revistas e outras publicações

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui