Uerj lança Programa de Auxílio Inclusão Digital para 12 mil alunos

O programa vai durar seis meses e pode ser renovado para mais um semestre. Caso haja o retorno das aulas presenciais, o auxílio será cancelado automaticamente

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Foto: Rogerio Santana

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou um Programa de Auxílio Inclusão Digital voltado aos seus estudantes. A iniciativa da Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) tem como objetivo promover o acesso dos alunos à internet durante o chamado Período Acadêmico Emergencial, que terá início em 14 de setembro, com  aulas e atividades remotas. O período de inscrição abre nesta segunda-feira (10/08) e vai até o dia 28 de agosto.

Segundo o edital, a universidade vai fornecer chips com franquia de serviços de dados móveis. O programa vai ajudar alunos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos, que deverão assinar a Declaração de Vulnerabilidade Socioeconômica específica. Os estudantes cotistas e os que recebem bolsa permanência estão dispensados de apresentar comprovação de renda, mas também precisam se inscrever solicitando o Auxílio Inclusão Digital. A medida vai beneficiar cerca de 12 mil estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP-Uerj).

O Auxílio vai durar seis meses, podendo ser renovado por mais um semestre. Caso as aulas presenciais voltem antes do término desse prazo, os chips serão cancelados automaticamente. De acordo com a pró-reitora de Políticas e Assistência Estudantis, Catia Antonia da Silva, esse é um passo importante que a Uerj dá em direção a inclusão digital dos alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

As aulas remotas, em plena pandemia, têm de chegar a todos. Não fazer nada seria fechar os olhos a uma realidade tão diversa. Muito me orgulha que a Uerj esteja sempre atenta a essas questões, se posicionando e promovendo ações que de fato democratizem o acesso de sua comunidade estudantil à educação”, afirma a professora.

Advertisement

A inscrição é feita por meio de formulário disponível na página eletrônica da PR-4, ou do Departamento de Articulação, Iniciação Acadêmica e de Assistência e Inclusão Estudantil (Daiaie).


Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj lança Programa de Auxílio Inclusão Digital para 12 mil alunos
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui