Casa de Rui Barbosa realiza mostra de filmes com curadoria de Silvio Tendler

Cineasta 'dos sonhos interrompidos' é curador e co-realizador da iniciativa, que tem como objetivo a preservação da memória da democracia brasileira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
SilvioTendler. Foto: Divulgação

Com curadoria e correalização de Silvio Tendler, a Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) realizará uma mostra de filmes sobre a história da democracia brasileira nos últimos 60 anos. A atividade integra a iniciativa “Memória, Coração do Futuro”, que acontecerá até novembro e tem como objetivo destacar a importância das manifestações artísticas e culturais como testemunho das lutas pela manutenção da democracia, partindo da premissa de que arte e cultura são vetores de construção da memória em ação, tornando-se assim uma forma de resistência.

Nos dias 09, 11 e 16 de setembro e 11 de novembro, a partir das 18h, os títulos nacionais selecionados pelo cineasta, professor, historiador e um dos maiores documentaristas do Brasil, Silvio Tendler, serão exibidos na Fundação, com entrada franca. Entre os filmes estão: Os homens que eu tive (1973), de Tereza Trautman; O Bravo Guerreiro (1969), de Gustavo Dahl; e Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade. A primeira sessão, na segunda-feira (9), será dedicada a “O Bravo Guerreiro” e contará com uma mesa de debate às 19h30, com a presença do cineasta e produtor Cavi Borges, do produtor Diogo Dahl e de João Velho, filho do ator Paulo César Pereio, que interpretou o protagonista do filme e será homenageado na ocasião.

“O cinema sempre foi um potente formador de opinião. Minha geração teve a infância formada por cowboys colonizadores e indígenas traiçoeiros criados pelo cinema norte-americano. Levamos 70 anos para descobrir que a História não é bem assim. Discutir cinema e democracia pode ajudar a nova geração a se livrar da mentalidade bélica exportada por Hollywood“, ressaltou Silvio Tendler.

O presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, Alexandre Santini, destacou a participação do cineasta na construção do ciclo Memória, Coração do Futuro, que acontece na instituição até novembro.

“O Silvio é um grande parceiro da Fundação e co-realizador dessa iniciativa. Ele é uma das maiores referências na cultura brasileira no que diz respeito ao tema da memória histórica. A mostra tem uma seleção da cinematografia nacional dos últimos 60 anos, que traça um panorama da sociedade brasileira, das questões e das contradições enfrentadas nesse período, refletindo sobre como a sociedade se comportou e como a sétima arte reflete e reproduz as indagações temporais, suas diversas matizes e facetas. Portanto, é uma oportunidade de assistir a filmes escolhidos por uma figura como o Silvio, que não só acompanhou a história do Brasil e trabalha sobre ela, como também é um profundo conhecedor do cinema brasileiro. Um conjunto de títulos absolutamente importantes para pensar a história do Brasil”, ressaltou.

Sobre a atividade

A Iniciativa Memória, Coração do Futuro é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa, instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), em parceria com a Caliban Cinema e Conteúdo e com o apoio da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e tem como objetivo a realização de um conjunto de eventos de difusão cultural, de natureza continuada, que discutem a preservação da memória e sua importância para a manutenção da democracia. Com debates, cinema, teatro e apresentações culturais, a programação acontece até novembro, todas abertas e gratuitas.

A programação completa está no site: www.gov.br/casaruibarbosa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Casa de Rui Barbosa realiza mostra de filmes com curadoria de Silvio Tendler
lapa dos mercadores 2024 Casa de Rui Barbosa realiza mostra de filmes com curadoria de Silvio Tendler

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui