Das 23 palestras duas realmente me impressionaram. O educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte. O tema não foi exatamente sobre a cidade mas tratar Educação em menos de 18 minutos e mostrar porquê devemos mudar o modelo educacional, é de aplaudir de pé.
A outra foi do Sergio Besserman, que é um dos homens que mais entendem a nossa cidade. Para o irmão de Bussunda (sim, o economista é parente do grande humorista), a marca Rio está associada ao desenvolvimento sustentável, afinal temos aqui a maior floresta urbana do mundo (Pedra Branca) e a 2a também (Floresta da Tijuca). Por outro lado ele acha que o carioca precisa aprender a ser um pouco mais paulista, trabalhamos mais que São Paulo mas eles são muito mais produtivos.
E o Rio precisa aprender a fazer com excelência.
E ele está certo, Besserman falava do turismo, e se há algo que perdemos comparado com Sampa é na qualidade dos serviços. Um casal amigo meu que hoje mora em Sampa estava comentando sobre isso dia destes. Aqui o garçom, o vendedor de loja, o atendente, parece que está fazendo um favor ao recebe-lo, enquanto deviam nos tratar com respeito, prontidão e isso não acontece.
Assim que os vídeos do TEDXRio estiverem disponíveis publico aqui no Blog.