O Rio de Janeiro sai na frente novamente, agora os cariocas e empresas com sedes e filiais no Rio de Janeiro poderão ter o domínio .RIO, isso mesmo, poderemos ter o diariodorio.rio! O RIo de Janeiro é a primeira cidade da América do Sul a ter seu próprio domínio.
As incrisções, que começaram hoje, e vão até o fim deste ano, podem ser feitas no site “meu domínio Rio”, o preço de inscrição e manutenção anual é de R$ 60 (é o estimado pela Prefeitura do Rio). Tem que ser um nome largamente reconhecido na Cidade do Rio de Janeiro como associado à pessoa jurídica ou física (quer por ser o nome usual ou um de seus serviços, produtos ou marcas).
Mas nem pense em usar nome de bairros (ops, me dei mal, Quintino.Rio não vai rolar para mim), região, local evento ou tradição do Rio. Também não pode caracterizar um serviço público municipal, estadual e federal, à exceção dos próprios titulares dos serviços públicos ou dos concessionários, Não pode ser um nome genérico para designar bens ou serviços de uma determinada natureza, tais como: hotel, hotéis, bar, bares, dentre outros. Nem se referir à atividades ilegais ou ser prejudicial à imagem do Município do Rio de Janeiro;
Além do Rio, cidades como Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim já possuem seus próprios domínios. E deve começar a ser entregues em 5 de janeiro de 2015, junto com o aniversário dos 450 anos do Rio de Janeiro, mas alguns ligados à Prefeitura do Rio devem começar a aparecer por aí.