Não é segredo para ninguém que o Rio de Janeiro está repleto de belas praias. Mas se engana quem pensa que apenas de praias e calor vive o estado do Rio. Os fluminenses têm à disposição vários locais bastantes frios, que se destacam por seu potencial turístico no inverno.
Então, preparem os casacos, pois o DIÁRIO DO RIO listou 10 destinos para conhecer no inverno. Confira:
Petrópolis
Conhecida como Cidade Imperial, Petrópolis é uma cidade belíssima e que proporciona dias com temperaturas bem baixas no inverno. Com pontos como o Museu Imperial e o Palácio Quitandinha, por exemplo, a cidade é uma ótima opção de destino para aproveitar o inverno no Rio de Janeiro. E, vale citar, opções de lazer não faltam: seja um passeio no Centro Histórico, uma visita aos museus ou fazer compras na Rua Teresa.
Teresópolis
“Terê”, como é popularmente chamada, é uma cidade aconchegante, que possui belas paisagens e aquele clima de montanha que tanto se procura no frio. Com ótimos restaurantes, Teresópolis merece um destaque especial na área de gastronomia. As cervejarias da cidade, como a Vila St. Gallen, responsável pela cerveja Therezópolis, agradam os amantes da bebida.
Os mirantes com vistas repletas de beleza e as trilhas também atraem os que preferem passar um tempo mais perto da natureza. E, ainda, para quem gosta de futebol, é impossível ouvir falar da Granja Comary, o nome de um bairro de Teresópolis, e não lembrar dos treinos da seleção brasileira. No local, é possível visitar e ver uma imensa área verde com vários campos de futebol e com a infraestrutura da Confedereção Brasileira de Futebol (CBF).
*As visitas à infraestrutura da CBF acontecem em períodos específicos do ano e podem sofrer alterações devido à pandemia.
Itaipava
Itaipava é um lugar que também costuma registrar baixas temperaturas no inverno. Ou seja, de cara já é um bom destino para quem quer curtir o frio. Fazer trilhas, conhecer cachoeiras e ver o pôr do sol no Mirante da Serra são algumas das opções de lazer de Itaipava.
E para quem gosta de compras, tem a Feirinha de Itaipava, ótima principalmente para quem está a procura de roupas de frio – bem adequado às temperaturas locais.
Miguel Pereira
Localizado no centro-sul fluminense, o município de Miguel Pereira carrega o título de cidade com terceiro melhor clima do país. Excelente para quem busca um passeio tranquilo, o local atrai turistas durante todo o ano.
A indicação dos meses entre abril e setembro para visitar a cidade é devido ao clima mais ameno, no entanto, entre dezembro e março Miguel Pereira fica mais movimentada por conta do período de férias e festas.
O Lago Javary, o cartão postal da cidade, é repleto de árvores e o local é muito utilizado para caminhadas ou passeios de bicicleta. Para quem preferir ficar mais próximo da natureza, o município também dispõe de trilhas que levam a cachoeiras.
Sana
Conhecido como “Paraíso das Águas” devido ao número de cachoeiras, Sana é um distrito do município de Macaé, que fica a aproximadamente 160 km da cidade do Rio de Janeiro. O povoado fica em uma região de serra, cercada de riachos, montanhas e – vale citar – muitas cachoeiras.
O local é perfeito para quem quer sair da agitação da rotina. Isto porque apenas as operadoras Oi e Tim têm sinal na região e não há muitos pontos de acesso à internet, apesar da maioria das pousadas possuírem conexão Wi-fi.
O principal destaque do Sana é sua quantidade de cachoeiras: tem para todos os gostos, com trilhas mais leves ou mais avançadas, para quem tem melhor preparo físico.
Uma das trilhas mais famosas é a do Peito do Pombo: uma formação rochosa a aproximadamente 1300 metros de altitude que, vista de determinados ângulos, assemelha-se a silhueta de um pombo pousado sobre a rocha. No entanto, o trajeto demanda bom condicionamento físico, pois trata-se de uma trilha de nível pesado.
Penedo
Um dos destinos que mais se destacam para passeios românticos, Penedo é uma boa pedida para quem quer aproveitar o frio. Localizado no Parque Municipal Ecológico de Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro, em Penedo é possível visitar a Casa do Papai Noel e fábricas de chocolates deliciosos.
A Pequena Finlândia é o principal centro comercial de Penedo, um local agradável com lojinhas em formato das casas da Finlândia, onde é possível comprar souveniers para lembrar do passeio.
Além disso, não é possível falar de Penedo sem citar suas belezas naturais, pois são diversas trilhas que levam a belíssimas cachoeiras e corredeiras de águas.
Visconde de Mauá
Localizado, literalmente, na fronteira entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Visconde de Mauá é o destino perfeito para quem quer passar uns dias de descanso. Rodeado de vales e cercada por rios, cachoeiras e piscinas naturais de águas límpidas e cristalinas, o local se destaca pela beleza natural da Serra da Mantiqueira.
São três vilas bem próximas: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Ambas com ótima gastronomia e centros comerciais repletos de produtos artesanais – muito recomendado para quem quer levar presentes ou recordações da viagem.
Nova Friburgo
Para quem quer um passeio na serra, Nova Friburgo é um bom destino, seja para viagem com a família, com os amigos ou para um passeio mais romântico: a cidade é encantadora e representa bem a serra com suas baixas temperaturas.
Mirantes belíssimos, cachoeiras e paisagens naturais são só alguns dos destaques do local. Para quem prefere turismo gastronômico ou cultural, também é um bom destino: Nova Friburgo teve influência de colônias de imigrantes e é possível visitar autênticos restaurantes com culinária de outros países.
Lumiar
Apesar de ser um distrito de Nova Friburgo, Lumiar merece um destaque especial nesta lista. Isto porque, além das temperaturas baixas – requisito básico para este texto – o local tem opções de lazer para todos os gostos.
Apesar de ter uma estrutura pequena, Lumiar surpreende seus visitantes especialmente nos finais de semana à noite: quem imagina que é um lugar absolutamente calmo encontra muita música ao vivo e diferentes pegadas gastronômicas nos muitos restaurantes. Mas quem prefere a tranquilidade também encontra excelentes opções.
O centro de Lumiar tem restaurantes, bares e um comércio muito agradável, que ficam ao redor de um lago. Tudo muito charmoso e receptivo.
Itatiaia
Quem acompanha as notícias viu as baixíssimas temperaturas que Itatiaia alcançou, chegando a bater recorde. E claro que o município não poderia ficar de fora. Com muito, muito frio e uma variedade de belezas naturais, sem dúvidas Itatiaia garante um excelente passeio no inverno.
O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro e fica em Itatiaia. Mas para chegar lá, só com muita experiência radical: a trilha tem escalada e trechos bastante técnicos, sendo necessário a utilização de equipamentos de segurança e um guia para acompanhar.
O famoso Parque Nacional do Itatiaia é outro ponto turístico imperdível do município. São diversas trilhas para todos os níveis – das mais básicas às mais pesadas – e, claro, todas com paisagens belíssimas. Vale destacar a cachoeira Véu da Noiva, uma das mais conhecidas da região por sua queda de 40 metros.
Terê é mesmo maravilhosa, amo aquele clima, aquela cerração, e o frio.
Sem esquecer, que estamos a 90 KM, da capital!
Esqueceu de Conservatória.
Penedo é em Itatiaia
Não citar vassouras realmente é algo difícil de entender, cidade histórica cheio de prédios e fazendas tombadas pelo patrimônio IPHAN.
Nada contra Miguel Pereira, pelo contrário, mas falar de Miguel e não falar de Vassouras é muita falta de conhecimento…. Vassouras é linda, sua história é fantástica. Miguel Pereira nem história tem.
Itaipava é Petrópolis
Esqueceram de Mendes e Paulo de Frontem, região serrana bacana e o lago azul de PAULO de Frontem.