10 dicas de como melhorar um dos grandes males do século: a insônia

Rosane Ventura, especialista em saúde mental e emocional, explica como algumas mudanças no dia a dia podem ajudar no processo de cura da insônia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Estudos apontam que a insônia afeta cerca de 70$ da população brasileira

Dormir virou literalmente artigo de luxo. Dentre várias pesquisas já realizadas sobre o sono dos brasileiros, a divulgada pelo Instituto do Sono, de São Paulo, em 2021, chama a atenção. Ela revelou que cerca de 70% dos brasileiros estão com algum tipo de dificuldade para dormir.

A insônia é caracterizada por dificuldade de dormir, despertar antes do desejado, acordar diversas vezes durante a noite e ela pode acontecer de forma pontual, ou se tornar crônica caso não seja tratada.

Reforço que isso não é de um todo negativo, uma vez que se trata de uma sinalização do nosso organismo comunicando que algo não vai bem internamente. Funciona como um alarme para que se tenha atenção aos próprios hábitos, escolhas, modo de vida. Infelizmente muitas pessoas recorrem às pílulas mágicas, ao invés de buscar resolver a causa, a raiz do problema, trazendo possíveis problemas futuros ao próprio sistema do corpo.

As razões são as mais variadas, estresse, ansiedade, depressão, dor crônica, uso de certos medicamentos, entre outros. Afinal, cada ser humano é um universo à parte.

Sintomas como irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, perda de memória, agressividade, falta de energia, baixa produtividade e dificuldade para trabalhar sob pressão durante o dia são sintomas comuns relatados pelas pessoas que sofrem de insônia.

Tudo isso acontece porque, de certa forma, seu corpo fisiologicamente está passando por apuros e seus hormônios estão em desequilíbrio. A partir daí, a falta de sono de qualidade traz mais desequilíbrio ainda. Aumentando o hormônio do estresse, cortisol e adrenalina, e reduzindo os hormônios de bem estar como serotonina e dopamina. Além de interferir na taxa de melatonina do corpo. O resultado? Doenças de todo o tipo.

E aí esse ciclo se retroalimenta. Percebe o quanto isso é sério e precisa de sua atenção? Mas, calma, existe solução. Claro que a cura é todo um processo, mas para te ajudar nesse caminho, listei algumas dicas para melhorar a qualidade do seu sono e começar já a mudança dentro de você:

1 – criar uma rotina com horários pré-estabelecidos para dormir irá lhe alinhar com seu ritmo circadiano. Nosso corpo adora rotina.

2 – Se deitar pelo menos 1h antes da hora que pretende dormir. Sem fazer uso de celulares e televisão. Isso ajuda o cérebro a se reprogramar e entender o comando de desacelerar, assim como aumentar a produção de melatonina: hormônio indutor do sono.

3 – Evite leituras ou acessar notícias de jornal porque isso ficará registrado no seu inconsciente e pode interferir diretamente na qualidade do seu sono.

4 – Evite jantar muito próximo a hora de se deitar. Priorize alimentos mais leves e de fácil digestão para que seu corpo fique apenas no “desconectar”.

5 – Busque estar em um ambiente escuro para ajudar na produção da melatonina anteriormente citada aqui.

6 – Busque fazer atividades físicas frequentemente para ajudar no equilíbrio hormonal.

7 – Práticas como Yoga, meditação, respiração consciente e/ou Mindfulness ajudam muito na redução direta da maior parte das causas da insônia e qualidade baixa do sono.

8 – Evite ingerir produtos com cafeína a partir de 16h.

9 – Fazer algum tipo de atividade que te traga relaxamento antes de dormir, como meditação guiada na cama.

10 – Buscar óleos essenciais como lavanda que ajudam a ativar o sistema de relaxamento do corpo.

Importante lembrar que para qualquer tipo de pessoa é preciso levar em consideração que nada se muda da noite para o dia, a troca gradativa de hábitos ruins por hábitos mais saudáveis é um processo. Aos poucos vai se conquistando uma vida mais leve, mais equilibrada. Um dia de cada vez. Você pode optar por buscar adotar uma das práticas acima citadas. Ir testando, se experimentando, buscando a percepção diária. Aquilo que está funcionando. No fundo, no fundo sempre sabemos aquilo que realmente nos faz bem e aquilo que nos tira do eixo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 10 dicas de como melhorar um dos grandes males do século: a insônia
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui