100 anos de Burle Marx

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

Pôr do sol no Rio por Ale Amorim O Rio é uma cidade de muito verde, parques, florestas e jardins, e tocado por este verde que iniciam-se as comemorações alusivas aos 100 anos de nascimento de um dos maiores paisagistas do século, Roberto Burle Marx.

 

Para nós cariocas, esse paulista, que foi adotado pelo Rio muito novo, é sem dúvida o maior paisagista do mundo. O carioca Burle Marx, nos presenteou com paisagismo do MAM, do Parque do Aterro do Flamengo, do Edifício Gustavo Capanema, e com toques suaves nos mosaicos do calçadão da Avenida Atlântica.

 

Burle Marx também era desenhista, pintor, tapeceiro, ceramista, escultor, pesquisador, cantor e criador de jóias. Segundo o site Burle Marx:

 

“Roberto Burle Marx, nasceu em São Paulo, a 4 de agosto de 1909, passando a residir no Rio de Janeiro a partir de 1913. De 1928 a 1929 estudou pintura na Alemanha, tendo sido freqüentador assíduo do Jardim Botânico de Berlim, onde descobriu, em suas estufas, a flora brasileira.Seu primeiro projeto paisagístico foi para a arquitetura de Lúcio Costa e Gregori Warchavchik, em 1932, passando a dedicar-se ao paisagismo, paralelamente à pintura e ao desenho. Em 1949, com a compra de um sítio de 365.000 m2, em Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, organizou uma grande coleção de plantas. Em 1985 doou esse Sítio, com todo o seu acervo, à extinta Fundação Nacional Pró Memória, atual Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN.”

Quem quiser conhecer um pouco mais da genialidade deste mestre carioca, pode-se visitar o seu sítio em Barra de Guaratiba na Zona Oeste da Cidade, onde encontram-se inúmeras obras feitas por ele, além de belos jardins.

 

Há também uma interessante exposição intitulada de “A permanência do instável”, no Paço Imperial, comemorativa o centenário de nascimento deste gênio do paisagismo, que estará aberta ao público até o dia 22 de março deste ano.

 

Pôr do sol no Rio por Ale Amorim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 100 anos de Burle Marx

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui