100 anos do primeiro ônibus do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda.

09_MVB_rio_onibus2 Na era dos transportes de massa – trem e metrô, este último que já existe a mais de um século em cidades como Moscou e New York. Sem falar no centenário trem, que é um meio de transporte não só utilizado para locomoção entre cidades, mas em áreas urbanas com grande eficiência.

O Diário do Rio vem contar mais uma história carioca e comemorar o aniversário de 100 anos do primeiro ônibus a circular no Rio. Já que o transporte coletivo é responsável hoje pelo transporte de mais de milhões de pessoas todos os dias na Capital Carioca.

No Rio tem ônibus de todo tipo, para todos os gostos e bolsos. Eu particularmente gosto dos veículos com ar condicionado. Mas fica aqui uma reclamação. Motorista tem que saber dosar o ar condicionado, se não ao invés ser um coletivo, vira uma câmara frigorífica.

Advertisement

Deixando as brincadeiras de lado, o que vale contar aqui neste post, é que nesta segunda-feira, completam-se 100 anos da primeira linha de ônibus na cidade do Rio. O veículo de motor Dailer, de fabricação alemã e carroceria francesa Guy, por isso o veículo se chamava Dailer Guy. Foi o primeiro coletivo movido a combustível do Brasil, e começou a circular no ano de 1908.

A primeira linha regular da cidade era entre a Praça Mauá e o Passeio Público, foi criada pelo empresário Otávio da Rocha Miranda. Será que o nome do bairro de Rocha Miranda é em homenagem a ele? Com certeza.

Uma curiosidade que descobrir sobre Rocha Miranda foi que o pai do mesmo era dono da construtora que fez a Avenida Beira Mar.

Voltando a história do primeiro ônibus na cidade do Rio. Sabe-se que a primeira viagem do veículo se deu entre a Praça Mauá e a Praia Vermelha, e o seu lançamento se deu em alusão das comemorações dos 100 anos da abertura dos Portos por D. João VI. A prefeitura na época concedeu uma licença provisória para circulação do veículo que levava poucos passageiros.

Outra informação é que a primeira empresa carioca de ônibus só viria a ser oficializada em 1911 e foi a Auto-Avenida.

Mas fica aqui o parabéns ao pioneirismo do senhor Otávio da Rocha Miranda e seu pequeno ônibus que entrou para a história dos transportes na cidade do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 100 anos do primeiro ônibus do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui