13 documentários que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro

Para o bem ou para o mal, o Rio inspira inúmeras produções documentais. São muitos filmes retratando belezas, problemas, personagens e particularidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Para o bem ou para o mal, o Rio de Janeiro inspira inúmeras produções documentais. São muitos filmes retratando belezas, problemas, personagens e particularidades. O DIÁRIO DO RIO listou 13 desses filmes. Já dá para maratonar e comentar se achou que faltou alguém nessa seleção.

São Sebastião do Rio de Janeiro, a formação de uma cidade (2016)
Direção de Juliana de Carvalho

Este filme mostra a história da formação do Rio de Janeiro e suas transformações ao longo dos anos sob o ponto de vista arquitetônico, fazendo com que ficasse conhecido como a Cidade Maravilhosa.

Babilônia 2000 (2001)
Direção de Eduardo Coutinho

No último dia de 1999, uma equipe de filmagens sobe o Morro da Babilônia para acompanhar, por 12 horas, os preparativos locais para a festa da virada do ano e do milênio.

Advertisement

A origem das favelas (2012)
Produção: Película Vídeo Design

Documentário que conta a história de 4 favelas do Rio de Janeiro traçando um paralelo sobre todas as comunidades da cidade. Questões como desigualdade, cultura, problemas habitacionais são retratadas no filme.

Estamira (2004)
Direção de Marcos Prado


Estamira Gomes de Sousa trabalha há duas décadas no aterro sanitário do Jardim Gramacho, em Duque de Caxias. O local recebia diariamente mais de 8 mil toneladas de lixo é também sua moradia. Com discurso filosófico e poético, o documentário analisa questões de interesse global e convida o espectador a repensar o que é a loucura.

Notícias de uma guerra particular (1999)
Direção de João Moreira Salles e Kátia Lund

O documentário conta a história da violência urbana na cidade do Rio de Janeiro em um cenário de policiais corruptos, traficantes e usuários de drogas ilícitas, em que todos estão submetidos à uma grande guerra diária.

Edifício Master (2002)
Direção de Eduardo Coutinho

Em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio, o Edifício Master, que tem 276 apartamentos e 12 andares revela muitas histórias através de seus moradores, que contam seus dramas, solidões, desejos e vaidades.

Rio — Capital Mundial da Arquitetura (2019)
Produção: O GLOBO

O filme contém imagens aéreas de estruturas emblemáticas da cidade, como o Cristo Redentor, os Arcos da Lapa, o Aterro do Flamengo, o Parque Guinle e o Museu do Amanhã. O trabalho é apresentado por três arquitetos e urbanistas, que ajudaram na escolha dos ícones retratados.

História Indígena do Rio de Janeiro (2021)
Produção: Mongabay Brasil

Muita gente não conhece bem a história indigena do Rio de Janeiro. É sóbre isso que essa produção fala. Quase 7 mil indígenas vivem no Rio, a quarta maior população entre as cidades brasileiras; um mapa interativo exclusivo da Mongabay mostra onde eles moram, suas condições de vida e grupos étnicos.

A Fuga dos Reis – A Corte no Brasil
Produção: Globo News

A produção conta a chegada da Família Real Portuguesa ao Rio de Janeiro em 1808, um fato que marcou não só a história do Rio, mas a de todo o Brasil.

A Música Segundo Tom Jobim (2002)
Dirigido por Nelson Pereira dos Santos e Dora Jobim

O filme conta a história do cantor e compositor Tom Jobim, considerado a principal força por trás da bossa nova. A produção também mostra a força desse gênero musical que é tocado em muitos países como um dos símbolos do Rio de Janeiro e do Brasil.

Eu só quero é ser feliz – uma breve história do funk carioca (2017)
Produção: Agência de Notícias das Favelas

Entre os anos de 2015 e 2016 a ANF – Agência de Notícias das Favelas realizou, junto a produção da AND Produções, Approach Comunicação e ANF Produções, as filmagens do documentário “Eu só quero é ser feliz – uma breve história do funk carioca”. O filme teve sua estreia em 2017, na 11ª edição do Festival Visões Periféricas, no Cinecarioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio de Janeiro.

Brasileirinho – Grandes Encontros do Choro (2005)
Dirigido por Mika Kaurismaki

O documentário é um tributo ao choro, gênero musical brasileiro, carioca. O filme tem participações de músicos consagrados, entre eles Yamandú Costa.

Chegou o Carnaval (2022)
Produção: GloboNews

O filme mostra a expectativa das pessoas envolvidas nas escolas de samba do Rio de Janeiro para voltar aos desfiles na Sapucaí depois de dois anos de afastamento por conta da Covid-19.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 13 documentários que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 13 documentários que ajudam a contar a história do Rio de Janeiro
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui