13º salário: veja dicas de como usar bem o dinheiro e ter um começo financeiro consciente em 2024

A pedido do DIÁRIO DO RIO, a professora de economia comportamental da ESPM Rio, Ana Cláudia Pinheiro, listou algumas dicas para o bom uso desse dinheiro extra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O tão aguardado 13º salário representa mais do que apenas um presente de fim de ano. Ele se configura como um recurso valioso para organizar as finanças e proporcionar um início de ano mais tranquilo. A pedido do DIÁRIO DO RIO, a professora de economia comportamental da ESPM Rio, Ana Cláudia Pinheiro, listou algumas dicas para o bom uso desse dinheiro extra.

Confira abaixo as dicas da especialista:

Quitar dívidas
Devemos primeiro pagar dívidas, entre elas empréstimos, cheque especial, pagamentos atrasados, principalmente faturas vencidas do cartão de crédito, que têm os juros mais altos. É uma boa oportunidade para começar o ano sem aquelas dívidas que se tornam uma bola de neve de juros.

Reserva financeira
Reservar uma parte e aplicar para futuros imprevistos. O ideal é ter pelo menos seis meses de reserva e dinheiro para pagar as contas e nos preparar para gastos emergenciais.

Advertisement

Ter a chance de fazer um aporte maior nos investimentos
Investir é uma dica para quem não tem dívidas, além disso não precisa ter um grande capital para isso. Pode usar uma parte do 13º salário para efetuar aplicações financeiras e aproveitar os benefícios dos rendimentos. Iniciar uma previdência também pode ser uma boa oportunidade.

Impostos. Acerte as contas com o Leão
Usar o 13º salário para pagamentos de impostos previstos para o início do ano, como IPVA, IPTU e o Imposto de Renda.

O recurso pode ajudar em uma série de gastos de fim de ano, como a produção das festas e os presentes de Natal, porém a especialista sugere evitar comprar por impulso. “O ideal é que cada um entenda o seu momento financeiro e faça uma lista de prioridades”, diz Pinheiro.

Ao seguir essas orientações com discernimento, cada indivíduo pode encarar não apenas um período festivo mais tranquilo, mas também estabelecer bases sólidas para um futuro financeiro mais seguro e próspero, garante a professora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 13º salário: veja dicas de como usar bem o dinheiro e ter um começo financeiro consciente em 2024
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui