167 moradores: Saiba qual é o bairro menos habitado do Rio

Localizado na Zona Oeste, o local permaneceu praticamente intocado pela especulação imobiliária que afetou outras áreas da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista parcial da praia de Grumari - Foto: Reprodução

Localizado no extremo da Zona Oeste do Rio de Janeiro, o bairro quase selvagem de Grumari ostenta o título de menos populoso da cidade, contando com apenas 167 habitantes, conforme o censo de 2010. A medição contrasta com seus vizinhos mais próximos, como Campo Grande, Santa Cruz e Recreio dos Bandeirantes, que estão na lista dos 10 mais populosos da cidade.

Grumari abriga 48 domicílios, predominantemente ocupados por pescadores e trabalhadores dos quiosques e restaurantes locais. Situado a 52 km do Centro do Rio, o bairro permaneceu praticamente intocado pela especulação imobiliária que afetou outras áreas da cidade. Sua paisagem se assemelha à Barra da Tijuca e ao Recreio antes da urbanização na década de 60, caracterizada por praias selvagens, restingas e áreas de preservação ambiental. A pequena vila de moradores está concentrada próxima ao acesso para Barra de Guaratiba.

Apesar de sua aparência deserta, Grumari é um destino popular nos fins de semana. Sua praia atrai surfistas em busca de ondas gigantescas e famílias à procura de tranquilidade e espaços vazios na areia. No entanto, a distância e o isolamento não são os únicos motivos para a baixa densidade populacional. Grande parte do bairro está situada em uma área de proteção ambiental, o Parque Natural Municipal do Grumari, tombado pelo Estado e pelo Município na década de 80.

O acesso a região é limitado e se dá principalmente pela Estrada Velha de Grumari, sinuosa e estreita, vinda de Barra de Guaratiba, ou pela trilha colonial na Serra de Piabas. Na década de 70, foi aberta a Avenida Estado da Guanabara, conectando o bairro ao Recreio dos Bandeirantes.

Advertisement

O nome Grumari deriva do indígena “CURU” (seixos, pedras soltas) e “MARI” (que produz água), e também é o nome de uma árvore encontrada na região. Cercada pelas serras do Grumari, de Guaratiba e de Piabas, é a última área natural e preservada do litoral carioca.

Além disso, as praias do Perigoso e do Telégrafo, populares entre os trilheiros do Rio, estão dentro dos limites de Grumari, embora erroneamente associadas a Guaratiba.

Enquanto Grumari permanece como o bairro menos habitado da cidade, Campo Grande, também localizado na Zona Oeste, destaca-se como o mais populoso, com uma população de 367.160 habitantes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 167 moradores: Saiba qual é o bairro menos habitado do Rio
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Ótima notícia, mais temos o contra ponto, enquanto Grumari continua sendo o bairro menos populoso do Rio dê janeiro,a mesma coisa não podemos dizer dê campo grande, quê mesmo já sendo o bairro mais populoso do Rio dê janeiro,tende a bater seu próprio recorde, pois o quê têm dê construções dê moradias nesse bairro é surreal, principalmente conjuntos residências, o quê piora o quê já é ruim como transportes, segurança, saúde, e principalmente educação, é um recorde ruim dê se comemorar,ou estou errado!

  2. Essa é uma notícia a partir de informações de cerca de 14 anos atrás. No meu entendimento, deveriam usar informações mais recentes, através do último censo, realizado em 2021.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui