O emblemático Beco do Rato, refúgio do samba raiz na Lapa, está prestes a celebrar suas duas décadas de existência. Para marcar esse marco, o bar prepara um evento na Cidade do Samba, na Gamboa, no dia 20 de abril, com música rolando das 15h às 4h.
Com dois palcos e 12 horas de samba ininterrupto, a festa contará com a presença de renomados artistas, incluindo Jorge Aragão, Toninho Geraes, Galocantô, Samba que Elas Querem, Arlindinho, e o projeto Aos Novos Compositores, entre outros.
Ao longo dos anos, o Beco do Rato recebeu ícones do samba, como Luiz Melodia, Toninho Geraes, Moacyr Luz, Tia Surica, Beth Carvalho, Ubirani (do Fundo de Quintal), Wanderley Monteiro, Iracema Monteiro, Zé Luiz do Império, Paulão Sete Cordas, Walter Alfaiate, e muitos outros.
O espaço também se destacou por abrir suas portas à nova geração do samba, contribuindo para o surgimento de diversos talentos. As paredes do bar são testemunhas dessa rica história, exibindo painéis e pinturas que reverenciam a cultura popular brasileira e narram parte da trajetória da cidade.
Localizado em um charmoso cantinho da Joaquim Silva, na divisa entre a Lapa e a Glória, desde 2005, o Beco do Rato se insere em uma região que respira história, construído próximo da moradia de personalidades como Chiquinha Gonzaga e Madame Satã. Nomes como Manuel Bandeira, Noel Rosa, Sinhô e Portinari frequentavam essas ruas, contribuindo para a construção do estereótipo carioca.
Tudo isso sem contar com o Lucio , que herdou do Pai a facilidade de fazer amigos. Estarei lá.