20 lugares para brincar com seu cachorro no Rio de Janeiro

Se você está procurando lugares para passear com seu cachorro no Rio, essa matéria foi feita para você. O DIÁRIO DO RIO selecionou 20 lugares imperdíveis para se divertir com seu fiel amigo de quatro patas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Cachorro na Quinta da Boa Vista (Crédito da Foto: Rafaela Prado)

Se você está procurando lugares para passear com seu cachorro no Rio, essa matéria foi feita para você. O DIÁRIO DO RIO selecionou 20 lugares imperdíveis para se divertir com seu fiel amigo de quatro patas. Da Zona Sul a Freguesia, tem livraria, shopping, praça, praia e até restaurante. Mas lembre-se: sempre respeite as regras de cada local, mantenha seu pet sob controle e limpe a sujeira que ele fizer. Assim, você garante um passeio agradável para você, seu cachorro e as outras pessoas. E não se esqueça de levar água e petiscos para seu amigão, pois ele vai precisar de energia para aproveitar esses lugares incríveis!

1- Mirante do Leblon

Um dos pontos turísticos mais icônicos do Rio, o Mirante do Leblon oferece uma perspectiva espetacular do Morro Dois Irmãos, da orla do Leblon e Ipanema, da Pedra do Arpoador e do Cristo Redentor. É o lugar ideal para apreciar um pôr do sol deslumbrante e desfrutar de uma água de coco ao lado do seu fiel amigo. Além disso, o cenário proporciona momentos perfeitos para capturar fotos incríveis.

Onde: Avenida Niemeyer, Mirante

Advertisement

2- Orla de Copacabana

A orla de Copacabana é outro cartão postal da cidade maravilhosa. Com cerca de 4,15 km, abrange as praias do Leme e de Copacabana. A calçada icônica de pedras portuguesas, com o traçado conhecido como “Mar Largo”, é ideal para caminhar com seu cachorro em um dia ensolarado. Ao longo do calçadão, encontram-se diversos quiosques convidativos, onde você pode fazer uma pausa para desfrutar de uma água de coco gelada na companhia do seu pet. Cenário único que favorece fotos memoráveis.

3- Arpoador

O Arpoador é um dos lugares mais charmosos do Rio de Janeiro. É uma formação rochosa que avança sobre o mar, entre as praias de Ipanema e do Diabo. É um ótimo lugar para curtir a praia com seu cachorro, mas atenção: os cães só são permitidos na areia antes das 8h e depois das 18h. Fora desses horários, você pode aproveitar o calçadão ou o Parque Garota de Ipanema, que fica ao lado.

4- Livraria da Travessa Ipanema

Essa dica é para quem gosta de ler acompanhado do seu melhor amigo de quatro patas. Depois de caminhar pela orla, a dica é esticar o passeio até a Livraria da Travessa Ipanema, que aceita clientes acompanhados de cães. Lá você pode escolher um bom título para ler com seu cachorro em um dos cantinhos charmosos do estabelecimento.

Onde: A livraria fica na Rua Visconde de Pirajá, 572.

5- Chácara Tropical

Local perfeito para cães que gostam de farejar. O espaço é Pet friendly e os pets acompanhados dos seus donos podem circular pelos corredores da Chácara, onde diversos tipos de plantas e flores são vendidos. Destaque para a área dos Bonsai, onde cachorros bem comportados têm passagem livre. Neste ambiente único, é possível encontrar uma sinfonia de aromas que despertam a curiosidade e a alegria nos cães que buscam experiências sensoriais enriquecedoras.

Onde: Rua Dom Rosalvo Costa Rêgo, 420 – Itanhangá

6- ParCão Barra Shopping

O Barra Shopping criou um espaço dedicado ao lazer e diversão dos cães de estimação. Batizado de ParCão, o espaço oferece um circuito com rampas e brinquedos que estimulam o condicionamento físico do seu amigão. Para desfrutar das atividades oferecidas no ParCão, seu pet precisa estar acompanhado de seu tutor, garantindo a segurança e a supervisão necessárias para um momento de pura diversão. Localizado no estacionamento do shopping, próximo à entrada G, o ParCão no Barra Shopping é facilmente acessível e se torna um refúgio perfeito para que seu cão desfrute de momentos alegres e energizantes.

Onde: BarraShopping

7- Praias

O Rio de Janeiro presenteia os amantes de cães com algumas praias especialmente liberadas para os pets, criando oportunidades únicas de diversão e relaxamento. Entre elas, destacam-se a encantadora Praia do Diabo, no Arpoador, a extensa Praia da Reserva, na Barra da Tijuca, e a paradisíaca Praia do Grumari, no Recreio dos Bandeirantes.

Nessas praias pet-friendly, os cães têm a permissão de explorar tanto a água quanto a areia, proporcionando momentos de alegria e descontração. Contudo, é essencial que estejam sempre com coleira e guia, garantindo a segurança de todos os frequentadores. Além disso, parte fundamental da experiência é o comprometimento em recolher as fezes do seu pet, contribuindo para a preservação do ambiente e o respeito aos demais frequentadores.

Ao planejar sua visita a esses locais, considere evitar os horários de maior movimento de pessoas para que tanto você quanto seu cão possam desfrutar de uma experiência mais tranquila e agradável. Assim, ao explorar as praias cariocas com seu amigo de quatro patas, você contribui para a construção de lembranças positivas e preserva a harmonia desses espaços para todos os frequentadores.

Cachorro na praia 20 lugares para brincar com seu cachorro no Rio de Janeiro
Cachorros passeiam de coleira na areia da praia com seu dono

8- Parque do Flamengo

O Parque do Flamengo é um dos maiores e mais bonitos parques urbanos do Brasil, com mais de 1 milhão de m² de área verde. O parque conta com amplos espaços gramados com linda vista e sombras das árvores. É ótimo para brincar de bolinha ou fazer piquenique com seu cachorro. Um ponto de encontro popular para os donos de cães é próximo à escada do restaurante Porcão, onde a comunidade canina se reúne para compartilhar experiências e trocar histórias.

O Parque do Flamengo, sem dúvida, é uma das áreas mais cobiçadas no Rio de Janeiro para aqueles que apreciam a energia vibrante de correr e brincar de pegar bolinha com seus leais companheiros. Em meio à beleza natural e à atmosfera acolhedora, o parque oferece uma escapada rejuvenescedora e momentos inesquecíveis para todos os amantes de cães que buscam uma experiência única na cidade.

9 – Quinta da Boa Vista

Também muito procurada pelos donos de Pets, a Quinta da Boa Vista é um lugar histórico e cheio de charme, que abriga o antigo palácio imperial, hoje transformado em museu, e o zoológico da cidade. Com uma área generosa de 155 mil metros quadrados, o parque se destaca por seus lagos serenos, pontes pitorescas, grutas encantadoras e jardins bem cuidados. Este refúgio urbano se revela como o lugar ideal para um dia agradável, oferecendo uma atmosfera propícia para piqueniques tranquilos, passeios descontraídos com seu cachorro e uma oportunidade única de apreciar a arquitetura histórica entrelaçada com a beleza natural.

10-  Bar Bonifácio e Berenice

Um dos bares mais pet-friendly do Rio de Janeiro. Enquanto os donos tomam drinks e cervejas, os doguinhos bebem água em potes estrategicamente colocados para eles. O Bonifácio e Berenice mantém uma lojinha solidária e 100% do lucro de itens como Eco Bags e Bonés (para humanos e cachorros) é revertido para instituições voltadas para o bem-estar dos pets. Atualmente o apoio vai para a Adopta Pet (@adoptapetbr) e para a Focinhos de Luz (@focinhosdeluz).

Onde:  Rua Rainha Guilhermina, 95 – Botafogo.

11- Parque Lage

Localizado aos pés do Corcovado, o Parque Lage oferece uma vasta área verde para explorar com seu cachorro e se revela como um paraíso verde para explorar ao lado do seu cão. Com suas trilhas sinuosas, lagos serenos e arquitetura singular, proporciona o cenário perfeito para um dia repleto de diversão ao ar livre.

As trilhas e cavernas convidam você e seu fiel companheiro a uma jornada de descobertas, enquanto os lagos tranquilos oferecem momentos refrescantes para seu pet. A arquitetura única do parque adiciona um toque especial à experiência, transformando cada passeio em uma aventura visual e sensorial.

12- Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema

Essa praça é uma ótima opção para quem está na Zona Sul carioca. Este local oferece uma área cercada, criada especialmente para que os cachorros possam brincar com segurança, tornando-se um ponto de encontro animado para donos e seus bichanos. A atmosfera vibrante da praça é contagiante, com cães correndo felizes pelo espaço delimitado, desfrutando de momentos de pura alegria. A segurança proporcionada pela área cercada permite que os tutores relaxem enquanto seus amigos peludos exploram e interagem entre si. A Praça Nossa Senhora da Paz não é apenas um local, é um ambiente acolhedor que promove a socialização canina, criando memórias alegres para os donos e seus fiéis companheiros.

13- Lagoa Rodrigo de Freitas

Reverenciada como um dos cartões-postais da cidade, a Lagoa Rodrigo de Freitas emerge como um cenário perfeito para caminhadas tranquilas ao lado do seu cão. Este refúgio sereno atrai muitos frequentadores que, além de desfrutarem da beleza natural, encontram na Lagoa um local propício para socializar e exercitar seus pets. A ampla área ao redor da Lagoa proporciona o espaço ideal para caminhadas, permitindo que cães e seus tutores desfrutem de momentos divertidos.

14- Praça Edmundo Bittencourt, em Copacabana

Em plena agitação de Copacabana, a Praça Edmundo Bittencourt se destaca como uma opção aconchegante, especialmente pensada para os cães. Dotada de um espaço delimitado, esta praça oferece o ambiente ideal para socialização e brincadeiras animadas entre os pets. Este oásis canino é mais do que uma praça; é um ponto de encontro para alegria compartilhada, risadas e momentos especiais entre os amigos de quatro patas.

15- Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos

Localizado na Zona Sul, este parque oferece trilhas e uma vista deslumbrante da cidade. Seu cão vai adorar explorar a natureza enquanto você aprecia as belezas do Rio de Janeiro. Este cenário idílico não apenas convida, mas também encoraja seu cão a explorar a natureza exuberante enquanto você aprecia as magníficas belezas do Rio de Janeiro.

As trilhas do parque oferecem uma jornada envolvente por entre a flora e fauna, permitindo que você e seu cão se conectem com a natureza em um ambiente preservado. Enquanto seu fiel amigo explora as maravilhas naturais do Penhasco Dois Irmãos, você pode desfrutar de vistas panorâmicas que revelam a grandiosidade da cidade do Rio de Janeiro.

16- Parcão da Freguesia

Localizado na Freguesia, o Parcão é um espaço especialmente dedicado aos cães. Com áreas cercadas, equipamentos para exercícios caninos e muita grama para correr, é o lugar perfeito para os tutores que desejam proporcionar uma experiência de socialização e diversão aos seus amigos peludos.

17- Parque da Catacumba

Para quem busca escapar da agitação urbana e se conectar com a natureza em meio a uma das paisagens mais deslumbrantes da cidade, considere esta opção. Às margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque da Catacumba se destaca como uma escolha popular para os amantes da natureza e seus cães. Este refúgio encantador, repleto de trilhas sinuosas, áreas arborizadas e uma vista deslumbrante da lagoa, é um convite irrecusável para caminhadas e momentos de relaxamento com seu fiel companheiro.

As trilhas oferecem uma jornada cênica através da exuberância natural do parque, proporcionando a você e seu cão uma experiência imersiva na beleza da flora local. As áreas arborizadas oferecem sombras agradáveis, criando o cenário perfeito para pausas relaxantes e brincadeiras animadas.

Onde: Avenida Epitácio Pessoa, 3000 – Lagoa – Rio de Janeiro/RJ

18- Parque Guinle

No pitoresco bairro de Laranjeiras, encontra-se o Parque Guinle, um oásis tranquilo e acolhedor que convida você e seu cachorro a desfrutarem de momentos especiais. Com suas árvores frondosas, gramados bem cuidados e uma arquitetura charmosa, o parque oferece uma atmosfera agradável para aproveitar um dia ao ar livre na companhia do seu animal de estimação.

As amplas áreas verdes do Parque Guinle proporcionam espaços generosos para passeios relaxantes e brincadeiras animadas com seu cachorro. Seja explorando as trilhas ou encontrando um local sombreado para um descanso tranquilo.

Onde: Rua Gago Coutinho, 66 – Laranjeiras – Rio de Janeiro/RJ

19- Parque Chico Mendes

Localizado na Barra da Tijuca, o Parque Chico Mendes é uma opção para quem busca um ambiente natural e tranquilo. Com áreas verdes, trilhas e até mesmo um lago, é um lugar perfeito para explorar com seu cachorro e aproveitar a natureza.

Onde: Avenida Jarbas de Carvalho, 679 – Recreio dos Bandeirantes – Rio de Janeiro/RJ

20- Parque Madureira

Situado em Madureira, o Parque Madureira é uma opção perfeita para quem busca um ambiente cheio de atividades. Com áreas gramadas, quadras esportivas, pistas de skate e até mesmo uma área de lazer para cães, oferece diversão garantida para você e seu cachorro.

Onde: Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira – Rio de Janeiro/RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 20 lugares para brincar com seu cachorro no Rio de Janeiro
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui