20ª edição Festival do Café dará destaque à cafeicultura fluminense

O festival é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura e tem como propósito o resgate e o fortalecimento da cultura cafeeira fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto: Divulgação

O Museu da República, no Catete, Zona Sul do Rio, recebe nos dias 11 e 12 de março (sábado e domingo), a partir das 10h, a 20ª edição do Festival do Café, que este ano tem como tema: “Muito Prazer, Café Especial do Rio de Janeiro”, destacando a produção de alto padrão dos cafeicultores fluminenses. O festival é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, por meio da Emater-Rio e Pesagri-Rio, e tem como propósito o resgate e o fortalecimento da cultura cafeeira do Rio.

Organizador e idealizador do evento, Luiz Fernando Villela, preparou a palestra “Experiências Sensoriais dos Cafés do Rio de Janeiro”, na qual os visitantes poderão ampliar a sua sensibilidade em relação ao produto. A palestra acontecerá no auditório do Festival, onde serão distribuídas senhas no momento para quem quiser prestigiar o evento.

Villela, que é profundo conhecedor da história da cafeicultura no Estado, ressalta a grande necessidade de resgatar a tradição da cafeicultura fluminense.

“O Estado do Rio de Janeiro já ostentou, há muitos anos, o título de maior produtor mundial de café. Hoje, somos o quinto estado em volume de produção. Por meio dos cafés especiais, o Rio de Janeiro quer e precisa resgatar a sua história. E o Festival do Café abraça essa iniciativa, apoiando a agricultura familiar do nosso Estado,” diz Luiz Fernando, ressaltando que o apoio do Governo do Estado é importante para a retomada econômica e de visibilidade do setor. “Nesta 20ª edição, o Festival do Café, com apoio da Secretaria, trará alguns pequenos produtores do estado do Rio de Janeiro. Queremos proporcionar para esse produtor a chance de mostrar sua história, a qualidade dos seus cafés, o resultado do seu trabalho na roça, ligando esse produtor diretamente aos consumidores cariocas” acrescenta.

Advertisement

Programação completa: https://bit.ly/m/FestivaldoCafe

O Museu da República fica Rua do Catete, nº 153, no Catete.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 20ª edição Festival do Café dará destaque à cafeicultura fluminense
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 20ª edição Festival do Café dará destaque à cafeicultura fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui