Nesta quarta-feira (10), o 21º Fórum do Meio Ambiente reuniu representantes da Prefeitura do Rio, Câmara dos Vereadores e especialistas ambientais para discutir as ações e o plano de manejo do Mosaico das Vargens, que engloba os bairros de Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes e Camorim, localizados na Zona Oeste da cidade.
O evento, com a participação ativa dos moradores, teve como objetivo a preservação e recuperação dos recursos naturais, além do planejamento do crescimento urbano da região. De acordo com informações divulgadas pelo fórum, ações de fiscalização têm sido realizadas em parceria com a subprefeitura da Barra da Tijuca, visando melhorias para a área.
O gestor do Mosaico das Vargens, Luiz Pedreira, ressaltou os esforços de fiscalização para preservar as áreas protegidas. “Somos responsáveis por mais de 300 hectares e empregamos uma variedade de métodos, desde drones até helicópteros, para monitorar e proteger essas áreas. No entanto, é necessário fazer mais, ou em breve restará muito pouco para ser preservado”, afirmou o gestor.
Já o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, enfatizou no debate os desafios enfrentados não apenas na região, mas em toda a cidade. “O crescimento desordenado é uma realidade que precisa ser controlada. É essencial estabelecer regras para garantir um desenvolvimento adequado”, expõe o presidente.
Além disso, Caiado anunciou que a dragagem do Complexo Lagunar da Zona Oeste será realizada pelo governo estadual, uma notícia bem recebida pelo moradores presentes no debate.