21º Fórum do Meio Ambiente aborda estratégias para a Zona Oeste do Rio

Forúm reforça compromisso com a proteção dos recursos naturais e o ordenamento urbano da região

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Objetivo é proteger recursos naturais e ordenar o crescimento urbano. Reprodução: RioTur/ Divulgação

Nesta quarta-feira (10), o 21º Fórum do Meio Ambiente reuniu representantes da Prefeitura do Rio, Câmara dos Vereadores e especialistas ambientais para discutir as ações e o plano de manejo do Mosaico das Vargens, que engloba os bairros de Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes e Camorim, localizados na Zona Oeste da cidade.

O evento, com a participação ativa dos moradores, teve como objetivo a preservação e recuperação dos recursos naturais, além do planejamento do crescimento urbano da região. De acordo com informações divulgadas pelo fórum, ações de fiscalização têm sido realizadas em parceria com a subprefeitura da Barra da Tijuca, visando melhorias para a área.

O gestor do Mosaico das Vargens, Luiz Pedreira, ressaltou os esforços de fiscalização para preservar as áreas protegidas. “Somos responsáveis por mais de 300 hectares e empregamos uma variedade de métodos, desde drones até helicópteros, para monitorar e proteger essas áreas. No entanto, é necessário fazer mais, ou em breve restará muito pouco para ser preservado”, afirmou o gestor.

Já o presidente da Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro, Carlo Caiado, enfatizou no debate os desafios enfrentados não apenas na região, mas em toda a cidade. “O crescimento desordenado é uma realidade que precisa ser controlada. É essencial estabelecer regras para garantir um desenvolvimento adequado”, expõe o presidente.

Advertisement

Além disso, Caiado anunciou que a dragagem do Complexo Lagunar da Zona Oeste será realizada pelo governo estadual, uma notícia bem recebida pelo moradores presentes no debate.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp 21º Fórum do Meio Ambiente aborda estratégias para a Zona Oeste do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui