Lei estadual obriga condomínios a criarem canais de denúncia contra violência infanto-juvenil

O síndico ou representante do condomínio deverá orientar o denunciante da violência a procurar os meios para formalização do caso

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
canais de denúncia devem ser criados em condomínios para proteger as crianças contra a violência doméstica/ Banco de Imagens

A Lei 9.683/22, de autoria da deputada Tia Ju (Republicanos), que impõe a condomínios residenciais e comerciais a criação de canais de denúncia sobre violência e negligência contra crianças e adolescentes, foi sancionada, com vetos, pelo governador Cláudio Castro (PL) e publicada na edição extra do Diário Oficial da última sexta-feira (13/05).

Segundo o texto, o síndico ou representante do condomínio deverá orientar o denunciante da prática de maus tratos e ou negligência a procurar os meios para formalização do caso. A maior parte dos crimes cometidos contra crianças e adolescentes ocorre em casa, no âmbito familiar. Por isso, as pessoas pertencentes ao condomínio são muito importantes no amparo à vítima, que sofre maus tratos, violência física e psicológica ou abuso sexual.

A Lei sofreu 2 vetos por parte de Cláudio Castro, nos artigos 3º e 4º, que determinam a aplicação de advertência, seguida de multa de R$ 2.045 (500 UFIR/RJ), nos casos em que a medida continuasse a ser descumprida, revertendo a multa para o Fundo para a Infância e Adolescência (Fundo FIA).

Na justificativa dos vetos, o chefe do Executivo afirma que, ao criar penalidade para a omissão, o trecho da lei entra em matéria de Direito Penal, sem considerar  a competência da União para legislar sobre o tema. O governador considerou também que o valor da multa pode ser desproporcional às condições do condomínios nos quais aconteceram os crimes.

Advertisement

Leia também

Águas do Rio alega não saber sobre situação da Cedae mas presidente foi diretor da empresa – Bastidores do Rio

Antiga garagem da Silveira Martins é vendida por R$19,7 milhões a incorporadora

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Lei estadual obriga condomínios a criarem canais de denúncia contra violência infanto-juvenil

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui